quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A estreia de Ronaldinho Gaúcho e A Verdadeira História do Futebol


Finalmente estreia hoje no Flamengo o Ronaldinho Gaúcho. Urubuzada em festa, contando que o Nova Iguaçu, adversário desta noite, seja uma galinha morta. O que não é. A laranja mecânica da Baixada (apelido que ganhou por usar uniforme laranja semelhante ao da Holanda e por sua vitória sobre o Vasco - que vem de quatro derrotas consecutivas para times pequenos, inclusive o Fla) está invicto na competição: duas vitórias e dois empates.

Mas existe o fator Ronaldinho. Ele foi um cracaço. Hoje é um grande malabarista.

Mesmo assim, qualquer um que goste de futebol fica feliz em assisti-lo, nem que seja pelos malabarismos e pelo sorriso contagiante. Como amante do futebol, torço por ele, para que nos encante com suas grandes jogadas.

Aproveitando o ensejo, para que não ficar apenas no oba-oba, um pouco de cultura futebolística para que a Urubuzada não perca a viagem aqui ao blog:

A Verdadeira História do Futebol:

Vamos parar com esse negócio de dizer que os ingleses inventaram o futebol. Basta vê-los jogar para perceber que isso não tem fundamento. O que os ingleses inventaram foram as regras do futebol, o que é bem diferente.

O futebol mesmo nasceu no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, em 1904, com a fundação do Botafogo.

Quando o glorioso Botafogo foi fundado, em 1904, iniciou-se aquilo que conhecemos como futebol. Antes, rudimentos desse esporte eram praticados em várias partes do mundo - inclusive no Brasil. Mas só a partir da criação do Botafogo é que o futebol passou a ser esse esporte que conhecemos.

Dois anos após sua fundação, o Botafogo participou de seu primeiro campeonato. O resultado não poderia ser outro: campeão carioca de 1906. A partir daí, o Botafogo continuou desenvolvendo o estilo brasileiro do futebol, que encontrou paralelo, mais adiante, no Santos Futebol Clube, no estado de São Paulo.

Assim como no teatro e nas artes existe a disputa apolíneo X dionisíaco, Santos e Botafogo representaram essas duas correntes no futebol. O Botafogo, Dionísio. Santos, Apolo. O aprimoramento desses estilos desenvolvidos pelos dois clubes fundadores do jeito brasileiro de jogar futebol alcançou seu ápice no final dos anos 50, início dos 60.

Dois nomes foram representativos daquilo que se pode considerar como o apogeu do futebol brasileiro: o dionisíaco Mané Garrincha, pelo lado do Botafogo, e o apolíneo Pelé, pelo Santos.

As seleções brasileiras campeãs mundiais de 58, 62 e 70, tinham como base essas duas equipes. E o mundo inteiro se encantava com o futebol mágico do Brasil.

A partir daí – em denúncia que teve em Nelson Rodrigues um de seus principais formuladores – o futebol brasileiro (na realidade, “o futebol”), deixou-se influenciar por teorias alienígenas, que podem ser resumidas na expressão “futebol de resultados”, que veio a acabar com o futebol, transformado hoje num frio espetáculo televisivo.

[do meu Blog do Mello na Copa, que criei e mantive apenas durante a Copa do Mundo de 2006]

.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Mello, o Botafogo ganhou seu primeiro título em 1907 depois de um grande litígio com time do tapetão. O Montenegro se sentiu motivado e alterou o hino para "Campeão desde 1907".
    Depois deste texto estou cada vez mais fã.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2.2.11

    "quatro derrotas consecutivas para times pequenos, inclusive o Fla"?
    A inveja é mesmo uma merda - em preto e branco.

    Adriano, O Imperador.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3.2.11

    caro mello,


    respeito a sua torcida pelo time da estrela solitária,mas o flu foi fundado antes do bota(1902)e o primeiro campeão carioca foi o tricolor(1906),e não o bota,portanto,a história do nobre esporte bretão passa pelas laranjeiras.
    saudações tricolores!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3.2.11

    Mello,

    Hoje estou feliz. Não pelo Ronaldinho mas pelo Curintia. É a segunda alegria depois da derrota do Cerra Vampiresco Soninho Tucano.
    A derrota do inimigo é saborosa

    ResponderExcluir
  5. Neli Faria3.2.11

    Parabéns pelo texto de 2006,mas comparar botafogo ao Santos,constitui uma heresia histórica;aliás,comparar Pelé e garrincha também é uma grande heresia histórica:
    Gols feitos:
    Garrincha: 614 jogos pelo botafogo 245 gols;Pelé 1114 jogos pelo Santos 1088 gols;
    Seleção da CBD/CBF Garrincha 60 jogos 17 gols;Pelé 115 jogos 97 gols.
    Comparar Garrincha com Pelé é esquecer da história do futebol.
    No mais,assino embaixo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3.2.11

    Antônio,

    Você como comentarista esportivo é um ótimo blogueiro político. O Botafogo é um time de nicho e mais não será.
    O Flamengo é o time da massa, do povão e quando entrosar será melhor que o Barcelona.
    Abraços,
    Cyro

    ResponderExcluir
  7. Marcus, o Botafogo ganhou o primeiro torneio oficial do Rio de Janeiro, em 1906, a Taça Caxambu.
    Adriano, o Imperador, concordo com vc. Mas vc não precisa ficar com inveja, basta torcer pelo time certo.
    Anônimo tricolor. Realmente, o primeiro foi seu time, mas sabe-se lá como. Não à toa, vcs são conhecidos como o time da Cartola. O Flu sempre foi o rei do Tapetão, título que perdeu para a Urubuzada nos últimos tempos.
    Neli, não se compara laranjas com graviolas. A realidade é o que escrevi no texto. Em 1962, p.ex., Pelé não jogou a Copa e o Mané - aleijado, alcoólatra - carregou o Brasil nas costas. Quando não deu o passe, fazia o gol. Fez até gol de cabeça e nos deu o bicampeonato.
    Cyro, quando vc colocar trudo preto no branco, só aí vai se abrir para a felicidade...

    ResponderExcluir
  8. Neli Faria4.2.11

    Uma escoteira Copa de 62,enquanto o Pelé carregou a seleção da CBD nas costas em outras copas.O Botafogo foi campeão em 95 com o auxílio do apito.Garrincha foi um jogador comum,teve mídia porque era carioca.É só ver o número de gols.Romário foi melhor,idem o gordo...Santos,sempre Santos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4.2.11

    Quero aproveitar o Blog para falar sobre a transmissão de imagens da TV. Um dia descobriram o padrão globo de qualidade. Está´aí até hoje. O padrão acabou e a emissora não notou. Sobre futebol o casovirou o caos. Inventaram o padrão APERTADOR DE BOTAO. Os caras não sabem o q fazer com tantos botões.Mostram as chuteiras, as pernas o penteado,o suor dos jogadores.É um tal de "abre" e "fecha", foco por baixo, "poeticamente" a bola rolando em close e toda e quaquer bobagem q surja na cabeça desses caras. E do futebol em sí, nada. Assití um jogo com as imagens passadas sob o ponto de vista do juiz.Pode?Percebi que êsses APERTADORES DE BOTÃO estão 'TESTANDO HIPÓTESES"

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4.2.11

    Parabens pelo comentário sobre o 'GLORIOSO'. Na estreia do Framenfo o Nova Iguassu escalou um jogador com o apeledo de Foca. Tudo bem. Sò q o verdadeiro Foca estava no time da Gávea. Noraram q o cara só sabe dar passe de calcanhar?

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5.2.11

    tu es bacalhau companheiro , para falar mau do flamengo assim , so ser for bacalhau.

    ResponderExcluir
  12. Neli, se for medir pelo número de gols, Túlio Maravilha só está atrás de Pelé e Romário.
    Pelé não carregou o Brasil nas costas em nenhuma Copa. Garrincha, sim, em 1962. E se você olhar os tapes de 58 verá que boa parte dos gols foram presentes do Mané.
    Quanto ao Anônimo que diz que devo ser bacalhau (ou seja, vascaíno), suponho que ele seja um perdido português de piada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.