No Rio da Copa e das Olimpíadas, enchente é culpa da chuva e incêndio, do fogo

Até agora ainda não ouvi nenhuma otoridade declarar à imprensa que o incêndio que ontem detonou os desfiles de três grandes escolas de samba na Cidade do Samba "foi culpa do excesso de fogo. Queimou em poucas horas o que costuma queimar em todo o mês de fevereiro".

Mas é quase isso. A culpa é do fogo, como, antes, nas enchentes, a culpa foi do excesso de chuva.

Mas aí, nas entrelinhas, aqui e ali a verdade escapa e a gente fica sabendo que os sprinklers (aqueles chuveirinhos que ficam no teto para disparar em caso de incêndio) estavam sem funcionar há dois anos.

A Cidade do Samba foi inaugurada em setembro de 2005, custou mais de R$ 100 milhões e foi projetada para "garantir qualidade, segurança e eficiência na montagem do carnaval carioca e de se criar, no Rio de Janeiro, uma atividade turística profissional e permanente".

O tenente-coronel Bombeiro Alexandre Rocha afirmou que a vistoria deste ano estava para ser feita. Que pena. Seria feita quando, depois do carnaval? Mas nada informou (porque certamente não lhe foi perguntado) sobre as vistorias de anos anteriores, para que contestasse a informação de funcionários de que os sprinklers não funcionam há dois anos.

Segundo reportagem da Agência Estado publicada no IG, os funcionários que fizeram a denúncia pediram para não ser identificados. É fácil entender o porquê: o administrador da Cidade do Samba é Aílton Guimarães Jorge Júnior, filho do temido Capitão Guimarães, que saiu dos porões da tortura na ditadura para a alta cúpula do jogo do bicho no estado. Não deve ser fácil levar um problema ao conhecimento desses "superiores"...

Segundo o administrador, os sprinklers não falharam, mas ele admitiu que a água não foi suficiente para conter o incêndio por causa da grande quantidade de material inflamável [e como poderia ser diferente na Cidade do Samba?]. "Mas é o primeiro desastre da Cidade do Samba" - ele concluiu.

Bom, então está tudo explicado. Bola pra frente. Se vier um segundo, a gente já aprendeu: será apenas o segundo desastre da Cidade do Samba. E vamos parar de encher o saco, porque o carnaval já está chegando e assim nós vamos espantar os turistas...

- Tanto riso, oh, quanta alegria, mais de mil palhaços no salão...

Por essas e outras que a máscara do Tiririca é a mais pedida pelos comerciantes para o Carnaval. Pior do que tá não fica. Ou fica?

.