Engenheiros japoneses já admitem que solução para Fukushima pode ser selar reatores com areia e concreto, como em Chernobyl

Numa entrevista coletiva, engenheiros da Tokyo Electric Power Co (TEPCO) admitiram pela primeira vez a hipótese de selar os reatores com areia e concreto, caso não consigam resfriá-los. A solução foi usada em Chernobyl, em 1986.

Eles continuam os trabalhos de lançar água de helicópteros, e esperam levar energia elétrica aos reatores 1 e 2 neste sábado e 3 e 4 no domingo.

Mas alguns especialistas dizem que o lançamento de água por helicópteros tem pouco impacto no resfriamento de reatores, porque não haveria controle sobre onde a água estaria caindo. [Fonte dessas informações: Reuters]

Bom, a esperança é que todos nós sabemos como são esses especialistas. Eles funcionam mais ou menos como os helicópteros lançando água sobre os reatores, mas eles esquentam ou resfriam os mercados, alimentando e sendo alimentados pelos especuladores.

O caso é que o tempo passa (o terremoto foi há uma semana), e a situação que não lembrava nem um pouco a de Chernobyl, agora já se admite que se aproxima dela, pelo menos na solução. Esperemos que não pelas consequências.

.