Para a União Europeia 'será o Apocalipse em Fukushima'

Enquanto a TEPCO (leia sobre ela aqui), responsável pelas usinas de Fukushima, emite comunicados cada vez mais graves, mas afirmando que situação está sob controle, e o governo japonês vai pelo mesmo caminho, preocupados em evitar uma onda de pânico especialmente nos 30 milhões de habitantes de Tóquio, a União Europeia dá declarações alarmantes.

"Nós estamos falando sobre o Apocalipse, e eu acho que a palavra é bem escolhida", disse o comissário de Energia da União Europeia, Günther Oettinger, perante uma comissão do Parlamento Europeu em Bruxelas.

Para o oficial, as autoridades japonesas praticamente perderam o controle da situação na usina nuclear de Fukushima.

"Quase tudo está fora de controle. Não descarto que as piores horas e dias estão por vir", disse ele.

Suas declarações se somam às da Autoridade de Segurança Nuclear francesa, que considera que o risco de um acidente nuclear no Japão é extremamente alto e que os recentes desenvolvimentos parecem levar a uma catástrofe nuclear.

O seu presidente, André-Claude Lacoste, disse que o sistema de contenção do reator número 2 da usina nuclear de Fukushima "já não é estanque", e a usina nuclear está liberando radiação na atmosfera, que já atinge a capital Tóquio, mas não em uma proporção elevada. [Fonte]

.