quarta-feira, 16 de março de 2011

WikiLeaks: Agência Internacional de Energia Atômica avisou ao Japão há dois anos que suas usinas não estavam preparadas para terremotos


Em dezembro de 2008, a International Atomic Energy Agency (IAEA) chamou a atenção para possíveis deficiências na segurança sísmica das usinas nucleares no Japão, informou o jornal britânico The Daily Telegraph, citando documentos do WikiLeaks.

O governo japonês teria se comprometido a aumentar o nível de segurança de suas usinas e que a unidade de Fukushima (afetada agora) foi concebida para suportar tremores de magnitude 7,0. O que ocorreu na última sexta-feira foi de 9,0.

Avisos sobre a segurança das usinas nucleares no Japão, um dos países de maior atividade sísmica no mundo, foram levantados durante uma reunião de Segurança Nuclear e do Grupo de Segurança do G8 em Tóquio, em 2008.

Um cabo da embaixada dos EUA obtido pelo site Wikileaks e visto pelo The Daily Telegraph citou um especialista anônimo que expressou preocupação com as orientações sobre como proteger as centrais nucleares do Japão de terremotos.

O documento afirma: "Ele [o funcionário da IAEA] explicou que os guias para segurança sísmica só foram revistos por três vezes nos últimos 35 anos e que a IAEA os estava reexaminando".[Fonte e matéria completa aqui]

.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Aqui, comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...