sexta-feira, 15 de abril de 2011

Por dentro do jogo sujo do mercado: como agem, como manipulam, como quebram empresas e países. E como lucram!


"Inside Job" é um filme sensacional. Ele revela as entranhas do funcionamento do mercado. E o cinismo dos agentes financeiros. Infelizmente, o filme é pouco comentado, quando deveria ser exibido na TV aberta. Sindicatos, partidos políticos, associações, todos deveriam promover reuniões para discutir o filme e o que ele denuncia: como se formou a crise que quase levou o mundo à bancarrota. Uma crise que quebrou países, empresas, levou milhões de pessoas ao desemprego, a perderem suas casas, saúde, dignidade. A passarem fome.

Os responsáveis por tudo isso lucraram bilhões de dólares. Pior ainda: seguem impunes. E no comando. Muitos dos maiores responsáveis pela crise fazem parte do governo Obama.

Fiz uma resumão de "Inside Job", de menos de 12 minutos, para que você tenha ideia de como tudo se passou. Como eles ofereciam papéis a seus clientes e em seguida apostavam contra os próprios papéis indicados. Como criavam pacotes especialmente para enganar os trouxas. E esses pacotes ganham o triple A das agências classificadoras de risco.

Já denunciei a manipulação dessas agências de rating aqui, com trechos que também retirei de "Inside Job".

Dê uma olhada no resumão. Depois, veja o filme completo. Vale a pena.



.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Aqui, comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...