quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que são feeds? Aprenda a configurar um leitor de feeds e navegue melhor pela web


Mesmo para quem não quer ter um blog, mas quer se manter atualizado sobre o que se passa na tsunâmica blogosfera, é fundamental ter um leitor de feeds. Não sabe o que é feed? Veja o vídeo a seguir. Se já souber, pule.




Existem vários deles, mas o que uso é o Google Reader. Aja assim. Vá ao Google Reader, faça o login com a sua conta gmail (que você já deve ter criado se leu aqui) e você chegará finalmente ao Google Reader.

Na página inicial, repare lá em cima, à esquerda, uma caixa onde está escrito Adicionar inscrição. É aí que você vai encaixar todos os feeds dos blogs e sites que lhe interessem ou vierem a interessar.

Em geral, os feeds nos blogs aparecem numas figuras alaranjadas, onde se lê RSS (o mais comum), mas às vezes também XML. No meu blog, você pode verificar logo abaixo de cada postagem, há um desses alaranjados com o RSS. Clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção Copiar link. Volte então ao seu Google Reader e clique com o botão esquerdo do mouse na opção Adicionar inscrição. Uma caixa vai-se abrir e ali você clica com o botão direito do mouse e opta por Colar. Vai ficar assim. Repare que na caixa apareceu meu feed (http://blogdomello.blogspot.com/atom.xml ). Clique em Adicionar.

Pronto, agora, toda vez que houver uma atualização no meu blog, uma postagem nova, o Google Reader vai lhe informar. Com isso, você não precisa ficar passeando de blog em blog atrás das novidades. Elas vêm até você.

Faça o mesmo procedimento com todos os blogs e sites que você ache interessantes e as informações vão chegar sempre quentinhas diante de seus olhos.

Se você tem interesse por vários assuntos: política, tecnologia, bizarrices, literatura etc., clique em Configurações de feed e crie uma pasta para cada uma dessas opções, utilizando-se da opção Nova Pasta. Cada vez que você adicionar um novo feed, vá a Configurações de feed e assinale a pasta onde ele deve ser arquivado.

Em resumo, é isso. Dúvidas, no comentário. Espero poder ter ajudado.

Não critique apenas a mídia. Seja a mídia.


Leia também:
.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Aqui, comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...