Itamar Franco, o presidente esquecido (será por causa de Serra e FHC?), responde bem à quimioterapia

O ex-presidente e atual senador por Minas Gerais Itamar Franco está internado no centro de hematologia e oncologia do Hospital Albert Einstein, unidade Morumbi, SP, desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia.

Agora à noite, os médicos divulgaram um boletim em que informam que Itamar está respondendo bem ao tratamento quimioterápico:

O senador Itamar Franco (PPS-MG) está respondendo bem ao tratamento quimioterápico que vem recebendo no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. De acordo com boletim divulgado hoje (1º) pelo hospital, os médicos não consideram ainda a possibilidade de submeter o senador mineiro a um transplante de medula. Itamar foi diagnosticado com leucemia no dia 21 de maio.

O senador segue internado no Centro de Oncologia e Hematologia do hospital e afastado das atividades no Senado Federal.[Fonte]

Recebi uma mensagem no Twitter de @mirnacavalcanti me informando que Itamar não recebeu visita de nenhum ex-presidente, nem da presidenta Dilma, o que me deixou curioso e me fez verificar:

A julgar pelas ausências no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde o sábado 21, com leucemia, nem mesmo para a chamada ’passadinha’, como determina qualquer manual de elegância, de seus colegas ex-presidentes José Sarney, o único a dedicar-lhe, até agora (quarta 25, 23h12), uma frase de apoio; Fernando Collor, a quem sucedeu; Fernando Henrique que, repita-se, ajudou a eleger; Lula,ao qual apoiou eleitoralmente; e Dilma Rousseff, hoje presidente, o senador mineiro de 80 anos de idade pode ser visto como o presidente mais esquecido na recente história do Brasil: Itamar Franco. [Fonte]

Quando das seguidas internações do ex-presidente José de Alencar seguia-se uma romaria ao hospital em São Paulo. Por que Itamar Franco não recebe as mesmas homenagens?

Tenho uma teoria (que vão chamar de conspiratória, é claro) e vou dividi-la com vocês:

Será que não falam em Itamar Franco porque terão que dizer que:


  1. É Itamar Franco o presidente e pai do Real, e não Fernando Henrique Cardoso, que era seu ministro;
  2. É Itamar Franco (e seu ministro à época Jamil Haddad) o pai dos medicamentos genéricos, e não, como assim se intitula, José Serra;
  3. No governo Itamar Franco, ministro suspeito de corrupção afastava-se do cargo até que fosse inocentado, como aconteceu com seu amigo pessoal e ministro chefe de Casa Civil, Henrique Hargreaves, afastado e reintegrado?


O fato é que o ex-presidente está se recuperando, e torço para que logo ele e seu topete apareçam em Brasília. Saúde, presidente.

.