domingo, 3 de março de 2013

STF virou versão atualizada da Casa Verde do Alienista, de Machado de Assis


A inauguração da fase Casa Verde no STF, transportada de Itaguaí para Brasília, começou na gestão presidencial, imperial, de Gilmar Bacamarte Mendes. Sua presidência autoritária marcou a primeira fase da nova Casa Verde.

Agora, temos a versão dois, a de Joaquim Bacamarte Barbosa, que se julga o Supremo do Supremo, a criticar colegas ministros, juízes, a apontar defeitos nas leis e na Constituição, que ele deveria, sim, defender.

Mas, como o Simão Bacamarte de Machado de Assis, Barbosa acha que nasceu para corrigir as leis e os juízes, que não estariam em seu perfeito juízo, de acordo com seu juízo, até que, finalmente, como o primeiro Simão na Casa Verde, Barbosa vai perceber que ele é que perdeu o juízo.

Simão Bacamarte achou em si os característicos do perfeito equilíbrio mental e moral; pareceu‑lhe que possuía a sagacidade, a paciência, a perseverança, a tolerância, a veracidade, o vigor moral, a lealdade, todas as qualidades enfim que podem formar um acabado mentecapto. (...) [Trancou-se então na Casa Verde], entregou‑se ao estudo e à cura de si mesmo. [Trecho de O Alienista, de Machado de Assis]

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Aqui, comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.