quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dificuldades da Lei de Meios: Blogosfera homenageia jornalista processado, Secretário de Comunicação do PT homenageia o algoz


Representantes da blogosfera (e também tuiteiros, feicebuqueiros, webeiros, comentaristas, ativistas etc) , presentes no Centro Barão de Itararé ontem para discutir tomadas de atitude ante a judicialização do embate político entre a mídia corporativa e oligopolizada e a comunicação alternativa, decidiram "criar um fundo para socorrer financeiramente colegas que sejam alvo de processos judiciais, ameaças ou violência em todo o Brasil" (leia postagem completa sobre o evento aqui, pois esta postagem tem o objetivo único de mostrar as dificuldades de se aprovar a Lei de Meios, até na esquerda e no PT).

Além disso, os presentes resolveram homenagear o jornalista Lúcio Flávio Pinto, escolhendo-o como primeiro beneficiário do fundo.

Editor do Jornal Pessoal, Lúcio Flávio foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça a indenizar Cecílio do Rego Almeida, a quem acusou de ser o maior grileiro do mundo.  Processado, Lúcio Flávio acabou pagando uma indenização de R$  25 mil a seu multimilionário algoz, dono da construtora C.R.Almeida.

Mas, graças às denúncias do jornalista, o Pará recebeu de volta as terras griladas:

Graças à justiça federal, o Pará vai ter de volta ao seu patrimônio quase cinco milhões de hectares de terras de que o grileiro Cecílio do Rego Almeida tentou se apossar. Os sucessores do empresário perderam o prazo do recurso e a sentença condenatória transitou em julgado.

No entanto, há menos de dois meses,  o Secretário de Comunicação do PT, deputado pelo Paraná André Vargas,  homenageou justamente o algoz de Lúcio Flávio Pinto, Cecílio Rego de Almeida, o "maior grileiro do mundo", dando ao trecho da BR-277 entre as cidades de Paranaguá e Curitiba (PR) o nome de Rodovia Cecílio do Rego Almeida.

Com um Secretário de Comunicação como esse, como lutar pela democratização das conunicações, pelo fim dos oligopólios, pela Lei de Meios, por uma lei que garanta o direito de resposta?

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Anônimo3.4.13

    Além de ficar conhecida como a Rodovia do Pirata, a BR-277 que liga Curitiba ao litoral já é conhecida como a do pedágio mais caro do Brasil, quase R$ 15,00 por um trecho de 88 km, segundo o senador Roberto Requião.

    ResponderExcluir
  2. Bem todos solidários com o Azenha, mas longe dos problemas com a poderosa Rede Globo, em centenas de municípios como o Guarujá, um dos mais corruptos do pais, onde a Prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), nomeou o marido em cargo comissionados.

    Após resistir durante 4 anos heroicamente há mais de 23 processos Criminais, Cíveis, Eleitorais, na última sexta-feira (05), fui surpreendido com PENA MÁXIMA de um Juiz da 3ª Vara Cível a pagar a Prefeita de Guarujá a bagatela de 50 Salários Mínimos mais 15% de Honorários Advocatícios. Por que a pena máxima? Simples, porque nossos Blogs tem grande repercussão, na sentença do Juizão!

    Mas e nossas representações na justiça e no Ministério Público sobre a compra de uma Escola Particular, lavrada em um Cartório do interior do Paraná,onde o proprietário assinou uma procuração em 2011, mas havia falecido em 1973? Nada acontece, visite a matéria em http://tiradentesguaru.wordpress.com/2012/07/08/20541/.

    Bem os processos são normais, o que não é normal é uma Condenação Máxima numa cidade onde a UNAERP - Universidade de Ribeirão Preto, utiliza um grande prédio público em permuta com Bolsas de Estudos a Prefeitura, mas a herdeira e proprietária é a Secretária de Educação Priscila Bonini, a responsável em fiscalizar a própria faculdade, com mais um detalhe: "Promotores e Juízes da Comarca de Guarujá ministram aulas na Universidade da Secretária de Educação", a mesma que desaparece com mais de 320 Milhões em recursos da Educação que deveriam vir as crianças de Guarujá, mas são utilizados para compras absurdas.

    Isso é a ponta do Iceberg, agora os 40 mil vão ficar para mais um Blogueiro que denuncia diariamente o roubo do dinheiro público pagar, enquanto Promotores e Juízes desfilam em carros e lanchas importadas pelas praias da Ilha de Santo Amaro, outrora conhecida como Pérola do Atlântico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...