segunda-feira, 8 de abril de 2013

Vaticano apoiou golpe contra Allende e ditadura de Pinochet, revela WikiLeaks



Papa João Paulo II e o ditador Pinochet

Wikileaks fez públicos esta segunda-feira quase dois milhões de documentos diplomáticos secretos dos Estados Unidos, que datam dos anos 70, inclusive vários que revelam a cumplicidade do Vaticano no golpe de Estado contra Salvador Allende no Chile (1973) e sua colaboração e apoio à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

O secretário do Estado Vaticano, Giovanni Benelli, braço direito (e põe direito nisso) e número dois do papa Paulo VI (1963-1978) apoiava, em nome do Sumo Pontífice, o golpe de Estado no Chile, segundo o diário italiano A Republica, um dos meios internacionais que participam nas publicações de WikiLeaks.

Outro documento sustenta que o Vaticano defendeu o regime de Pinochet, “negando as repressões denunciadas”, as quais tachou de “propaganda comunista”.

A Santa Sé afirmou que “possivelmente o maior sucesso da propaganda comunista é a exagerada cobertura dos acontecimentos (no Chile)”, e reconheceu que até “círculos moderados e conservadores pareciam muito dispostos a crer nas mentiras sobre os excessos da Junta chilena”.

Ainda que admitisse algum derramamento de sangue, o Vaticano citou a Nunciatura em Santiago e o Episcopado chileno dizendo que “a Junta estava fazendo todo o possível para retificar a situação e que os relatórios midiáticos que falam de uma repressão brutal não têm fundamento”.

Outro documento sustenta que o Vaticano defendeu o regime de Pinochet, “negando as repressões denunciadas”, às quais tachou de “propaganda comunista” [Fonte]. 

Como se vê, mudam os papas, mas a doutrina da Igreja Católica segue sendo apoiar os poderosos e o braço armado que lhes dá sustentação, exatamente o oposto de tudo que pregou Jesus Cristo: a defesa dos humildes, dos doentes, das crianças, dos pobres, meio em que Ele nasceu, viveu e, nas mãos dos poderosos, morreu.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Anônimo8.4.13

    O link para o cabo nº 1973ROME11385_b, no site do Wikileaks:

    https://www.wikileaks.org/plusd/cables/1973ROME11385_b.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...