Betty Faria vai de biquíni à praia no Leblon e faz história como Leila Diniz em Paquetá, há 40 anos

Leila Diniz em 1971 e Betty Faria agora, em 2013


Leia Diniz liberou as grávidas da obrigação de esconder a gravidez, que não podia ser exibida em público. Era algo assim não de acordo com a etiqueta da época, como se fosse um arroto, um pum ou chulé. Aquela barriga crescente era algo que talvez só o ginecologista - nem o marido - pudesse ver.

Mas, em agosto de 1971, a maravilhosa Leila Diniz desfilou sua barriga de seis meses de gravidez num biquíni em Paquetá e a coisa mudou.

Agora, outra diva, Betty Faria, quebra novo tabu e vai à praia de biquíni mostrando seus 71 anos e liberando de vez a coroada para mostrar a história da vida em seus corpos, aquela que não é escondida por descaracterizantes cirurgias. Que maravilha!

Um paparazzo vendeu as imagens de Betty na praia do Leblon, e algumas pessoas tentaram censurá-la, dizendo que ela não deveria mostrar a idade num biquíni, assim como antes tentaram censurar Leila Diniz pela exibição da gravidez. Betty reagiu:

“O mundo quer uma burka para as mulheres que estão tentando viver e sobreviver aos tempos, às décadas, às agruras da vida, e muito mesmo a uma vida bem vivida. Não quero burka, não!”, desabafou. “Vou morrer velhinha de biquíni na praia. É uma sensação de liberdade tão boa. É o mínimo nesse Brasil tão careta."

Viva Leila Diniz! Viva Betty Faria! Um grande Viva a todas as mulheres que não se envergonham de serem o que são.

Grávidas e coroas, exibam sua alegria como lhes apetecer, e não deem ouvidos a essa gente careta e covarde.