segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dilma ouve Chagas e Bernardo, e esquece Marx, Chacrinha e Nelson Rodrigues


Chacrinha: "Quem não se comunica se trumbica"


Segundo li no Blog da Cidadania, do Eduardo Guimarães, a Comunicação da presidenta Dilma tem pesquisas que mostram que toda a campanha da mídia corporativa contra seu governo ainda não atingiu sua imagem.

Não penso assim, por isso repito quase na íntegra postagem deste blog de junho de 2011.

O governo da presidenta Dilma ainda não percebeu que a batalha das comunicações é tão importante hoje em dia quanto o saneamento básico, o acesso à educação e à saúde.

Porque o mundo vive hoje a chamada guerra de quarta geração, que se desenvolve não nos campos de batalha mas na cabeça e no coração das pessoas. A mídia corporativa é o braço avançado dessa guerra na luta para o Brasil voltar a se encaixar na ordem capitaneada pelos Estados Unidos.

O ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez conheceu essa força em 2002, quando foi derrubado do poder por um golpe idealizado, forjado, trabalhado, incitado e comandado pela mídia corporativa de lá, liderada pela cadeia RCTV (a RGTV - a Rede Globo de Televisão - de lá, à época).

A batalha da comunicação se desenrola como um roteiro cinematográfico, onde os lados opostos vão criando seus personagens, tramas, subtramas, com o objetivo de conseguir chegar ao seu final feliz.

Por serem governo e oposição, é claro, o final feliz de um é a desgraça do outro, como experimenta agora a oposição quase esfacelada com o impressionante sucesso do governo do presidente Lula e agora da presidenta Dilma.

Grosso modo, a história que o governo pretende contar está resumida no discurso de posse da presidenta Dilma (que pode ser lido na íntegra aqui). É uma história de continuidade em relação ao govermo anterior, mas também de avanço e com um eixo central:

A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos.

Já a história que a oposição - há tempos subsidiada, mas hoje assumidamente liderada pela mídia corporativa - quer contar é a seguinte: Este é um governo demagógico, que se vale de bolsas e transferência de renda para vagabundos, numa compra indireta de votos; é um governo de petralhas, de cumpanheros enriquecendo como nunca; uma república sindicalista, com bolsa de estudo para pobre, tudo para os pobres, com o objetivo de continuar vencendo as eleições e poderem roubar ainda mais.

Já tentaram o golpe em 2005, com o mensalão. Em 2006, levaram a eleição para o segundo turno com o episódio da foto do dinheiro feita pelo delegado Bruno. Depois, em 2010, a guerra do aborto, o episódio ridículo da bolinha de papel, o jogo sujo da ficha falsa de Dilma na primeira página da Folha.

Perderam mais uma vez. Mas, aos pouquinhos, na timeline da comunicação, vão construindo seu roteiro, deixando registrados os papéis que querem destinar ao governo: corrupto, antidemocrático, defensor da censura, populista.


O presidente Lula sozinho conseguia fazer a comunicação de seu governo. Graças a seu carisma, sua história de vida. Graças também às inúmeras campanhas majoritárias que disputou antes de vencer em 2002. Ainda assim, quem não se lembra?, chegou a ficar atrás de Serra em pesquisas de 2005, ano auge do mensalão.

Lula talvez conheça o Brasil como ninguém ("nunca dantes"). Talvez tenha ido a mais municípios brasileiros que qualquer outro cidadão. A ponto de o povo mais humilde se identificar com ele e ver na sua luta e luta de cada um deles.

Além do mais, Lula foi um sindicalista, um líder metalúrgico. Tem liderança reconhecida na classe trabalhadora organizada.

A presidenta Dilma não tem essas características.

Por isso, o outro grande movimento da oposição é afastar os dois e fazer o povo esquecer que Lula é Dilma e Dilma é Lula. Se na mente das pessoas eles estiverem separados, nem Lula conseguirá uni-los novamente.

Enquanto pudermos continuar crescendo, gerando empregos e desenvolvimento social, eles terão dificuldades. Mas, tudo isso tem um gargalo. E há ainda a crise mundial, que, longe de ter passado, volta a se agravar.

Por isso a comunicação tem que ganhar a importância que ainda não tem neste governo. Porque a comunicação democrática, o livre fluxo da informação, é um direito humano tão importante quanto o acesso à educação e à saúde.

Porque, como eu já escrevi aqui em O poder dos cartéis midiáticos não permite a informação livre e põe em risco a democracia no Brasil:

A implantação urgentíssima do PNBL e a consequente Ley de Medios são lutas que podem impedir que o país retroceda e acabe, por blablablás lacerdistas, nas mãos de quem vai entregar a Petrobras e nossas riquezas, na próxima oportunidade.

Encher as burras da mídia corporativa de dinheiro e ignorar o trabalho de formiguinha que ela vem fazendo no dia-a-dia, como verdadeiras saúvas (valha-me Macunaíma!), é fechar os olhos ao que já aconteceu no mundo.

A corrida de mais de milhão de beneficiários do Bolsa Família às agência da Caixa, a partir de um boato, foi um ensaio, mas também um aviso de que hoje, mais do que nunca na História, tudo o que é sólido desmancha no ar.

Ou, saindo do velho Marx para nosso Chacrinha, "Quem não se comunica se trumbica".

Ou Nelson Rodrigues, que alertava que o vídeo-tape é burro. O tracking também, presidenta.





Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Anônimo3.6.13

    Está difícil conviver com tanto silêncio. Vão acabar dando razões à imprensa conservadora e entreguista.

    ResponderExcluir
  2. A elite odeia o Lula, a Dilma e o povo, isto é público e notório. O que não é compreensível é a leniência com que o Lula tratou e a Dilma trata a Globo, Folha, Estadão e Veja, entre outros, apesar do ódio doentio que essas empresas, tem do povo. Começo a desconfiar que o Lula e a Dilma e o PT só gostam de povo quando quando em época de eleição. O povo está gritando, nos blogs, na internet e em outras mídias, que não o PIG, por uma Lei que regulamente os Artigos da Constituição que trata da mídia (a Lei que temos hoje é de 1962), porém, a Dilma, teimosamente, mantém pessoas como o Paulo Bernardo e o José Eduardo Cardozo em seu ministério. Todos sabemos que estes (deve haver outros), estão lá a serviço da Globo e até do Daniel Dantas. Todos sabemos que o Lula e a Dilma lutaram pela democracia, por isso, foram presos e, no caso da Dilma, além de presa foi torturada. Hoje, não demonstram a mesma coragem do passado e vivem a fazer concessões aos seus algozes que, não por mera coincidência, são exatamente os descendentes dos que apoiaram com unhas e dentes o regime ditatorial que prendeu e torturou inpiedosamente e, ainda por cima, deixou como legado um país totalmente desagregado, onde a solidariedade, a honestidade e a cidadania foram para o espaço. Viver no Brasil se tornou altamente arriscado. Por tudo isso, acredito que a Dilma correrá sérios riscos de não se reeleger.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perfeita percepção meu caro,quando se perde a indentidade vai-se a credibilidade,DILMA parece que está devolvendo o país aos abutres com uma cordialidade inacreditável,parabéns por suas afirmações. obs:será que ela passou por tudo isso mesmo?

      Excluir
  3. Luis4.6.13

    Golpes a vista.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4.6.13

    ... E 'O CHACRINHA' CONTINUA BALANÇANDO A PANÇA E DANDO AS ORDENS NO TERREIRO!...

    "ESCUTA [MAIS] ESSA!"

    ... Um tal consultor de nome Lavareda e "um global assíduo" diretor da Consultoria Insper, ambos 'escolhidos a dedo' pelo indefectível William Do Contra Waack', após uma hora de exaustivo "debate multilateral de araque", chegaram a esta preciosidade de concordância: "A inflação continua dentro da margem de tolerância; alguns setores da economia sinalizam crescimento; o nível de desemprego está baixíssimo, obras de infraestrutura deverão ser destravadas [impulsionando o PIB], a população continua manifestando um estado positivo de satisfação... Contudo, esse governo vai mal; esse governo, evidentemente, é muito ruim!..." [E estamos conversados - a(de)n(do) sujo nosso!]

    Lá isso é oposição?!.. Lá isso é jornalismo?!... Lá isso são "consultores" e "jornalistas especialistas" confiáveis e/ou isentos?!...

    ... E viva os(as) urubólogos(as)!...


    República de 'Nois' Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    ResponderExcluir
  5. meu caro com os últimos acontecimento estou ficando cada vez mais convencido que lula não é dilma, sua postura e seu gabinete civil na mp 595 nos remeteram aos tempos sombrios de fhc deram às costas aos mais de 80.000 trabalhadores que a apoiaram acreditando ser uma tábua de salvação, mas eles não sabiam que na tábua além de dilma vinham kátia abreu, gerdau,skaff e cia.no atentado ao bolsa-família um simples pronunciamento evitaria o pânico brasil afora dos que tanto precisam desse benefício, acho que dilma não é mesmo lula.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7.6.13

    DA SÉRIE “ESCUTA [MAIS] ESSA!”

    MERVAL DARÁ AULA NO STF A CONVITE DO MINISTRO FUX

    FONTE: “grande” ‘MÉRDIA” nativa!

    LÁ VEM O MATUTO VAGANDO PELAS TREVAS COM ‘O DIÁRIO DO MENTIRÃO &$ OUTREAS MENTIRAS’ NAS MÃOS [‘SUJAS’]!…

    … Oxente, na disciplina MENTIRÃO, ‘a escolinha do professor Merdal’ estava, apenas, em recesso! O único do ‘STF do Mentirão’ que nunca foi aluno do professor Merdal “da ‘grobo’” responde pelo nome de Ricardo Lewandovski!...

    E VAPT VUPT!…

    Lá isso é “corte suprema”?! Está muito mais para ‘corte ínfima’!… Lá isso é jornalismo?!… Lá isso, enfim, é oposição?!…

    ... PLIN! PLIN!… “De volta as aulas!” Professor Merdal ministrando aula no plenário do *”supremoTF”!…
    *“supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas!

    Que país é esse, sô?!…

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8.6.13

    ... E TEM MAIS CHACRINHA!...

    Bonifa: Globo enfia inflação onde não havia inflação

    em http://www.viomundo.com.br/denuncias/bonifa-globo-enfia-inflacao-onde-nao-havia-inflacao.html#comment-449369
    publicado em 7 de junho de 2013 às 10:18

    LÁ VEM O MATUTO ‘COM LÁPIS, PAPEL E CALCULADORA NAS MÃOS’!...

    NOTA: acompanha o texto, “a histórica fotografia da Ana Maria Braga ‘da grobo’ usando como adorno de luxo (sic), pasme, ‘um colar de tomates’, ‘e madurinhos da Silva’, daqueles tomates que encantam pobres e troianos!...”

    … Esse colar da madame “cheirosa” deve estar valendo algo em torno de *R$2,00 o quilo! [RISOS ESTONTEANTES!] E com tendência de queda, depreciação, desvalorização, “baixa rentabilidade”!… Para o bem do Brasil – e do verdadeiro, honesto, sapiente e trabalhador povo brasileiro!…
    *considerando que “as cheirosas do ‘Cansei’” “solicitam compras” ‘na Rede Pão de Açúcar para cima’!” O que inclui a taxa *’delivery’!… As compras sendo, prevalentemente, pagas em dólar!…
    *entrega em domicílio, no jargão britânico(!) do ‘Joaquim Pernóstico Coitado do Ruy Barbosa’!

    … Assim eu choro: de rir!…

    . É A OPOSIÇÃO ‘toMATADA’, ESTÚPIDO!…

    (‘Nois’ sofre, mas ‘nois’ goza’! Por Macaco Simão, ‘uma das caras do Brasil’!)

    … E que país é esse?!… República Desses Bananas Aloprados! “As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!”
    Emérito escritor uruguaio Eduardo Galeano!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo – ‘mais feliz do que pinto no lixo’! Por causa “da quebradeira na ‘veja’” e, concomitantemente(!), baixa da inflação… Relação de causa e efeito?! Será?!… E viva o Brasil!…

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8.6.13

    O PIG AINDA COMETERÁ MUITAS ESTRIPULIAS! ‘A MOLA PROPULSORA DO GOLPISMO’ NÃO SOSSEGA! OU, O PIG PARA INICIANTES!...

    ... “A (IN)Justiça” desse país proibiu a venda de um livro que trata da biografia do [pífio] Roberto Carlos. As pesquisas e a produção da obra custou cerca de 15 (quinze!) anos ao jornalista escritor - e fã do cantor brega Roberto Carlos! Vale salientar que o livro em absolutamente nada conspurca a imagem do cantor “queridinho” da “grande” MÉRDIA nativa(!); “A (IN)Justiça” desse país sumariamente proibiu o blog ‘A Falha de São Paulo’ a continuar exercendo as suas lídimas prerrogativas. E qual o crime bárbaro, hediondo... Perpetrado pela referida ‘casa cibernética’? Produzir análises críticas e bem-humoradas relativas aos conteúdos publicados pelo jornal ‘A Folha de São Paulo’! Sim, a mesma ‘Folha’ dos Frias da ‘ditabranda’!; Os competentes e intrépidos jornalistas Luiz Carlos Azenha, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, Luis Nassif, entre outros, estão sendo processados no exercício pleno das suas atividades enquanto jornalistas; o ator e ativista José de Abreu foi processado e pagou multa simplesmente pelo ‘domínio do fato’ (sic) de ‘tuitar’ verdades ‘não tênues’ e deveras ‘plausíveis’ a respeito do Gilmar Dantas – perdão, ato falho -, Gilmar Mendes do *“supremoTF”! ‘O médico monstro do nome difícil’ está “soltinho da Silva” – “e gozando” mundo afora(!). A liberdade plena do estuprador resulta do beneplácito desse ‘generoso seletivo’ *“supremoTF”! Idem para o **banqueiro bandido e condenado Daniel Dantas, favorecido por dois [indecorosos e criminosos] habeas corpus notívagos expedidos pelo mesmo Gilmar Mendes! O mesmo Gilmar Mendes do inédito e pitoresco ‘grampo sem áudio’ – ‘domínio do fato’ empreendido em parceria com o [DEMotucano] DEMÓstenes Torres! Sim, o “ilibado” magistrado DEMÓstenes Torres da ‘tchurma’ do Carlinhos Cachoeira, do ‘caneta da veja’ “dos Civitas”, do Marconi ‘Periggo’ et caterva!...
    *“supremoTF”: aspas monstruosas e letras submicroscópicas! À exceção dos ínclitos doutores Ricardo Lewandovski, Teori Zavascki e Luis Roberto Barroso
    **segundo o egrégio e intrépido delegado da Polícia Federal e, atualmente, exercendo o cargo de deputado federal, o doutor Protógenes Queiroz, que, pasme, também está sendo processado!...

    NOTA FÚNEBRE(!): o que deferirá o *supremoTF” em relação à essa mais nova [e sempre decrépita!] ***delinquência de um dos representantes do PIG, o infame – e quase em concordata – periódico que responde pela fatídica e famigerada alcunha de ‘veja’?!
    *** Em sua cruzada pela prisão de José Dirceu, a revista Veja desta semana dedica a capa à biografia não autorizada escrita por seu editor Otávio Cabral; nela, o ex-ministro da Casa Civil é acusado de sequestrar um estudante na juventude, de manter uma vida tripla (e não dupla) quando vivia no Paraná e de chantagear o ex-presidente Lula; na reportagem seguinte, logo após atirar novas pedras num réu, Veja coloca a faca no pescoço dos ministros Teori Zavascki e Luís Roberto Barroso, alertando para o risco de que eles livrem Dirceu da prisão; sutileza de sempre foi mantida na era pós-Roberto Civita.
    8 DE JUNHO DE 2013 ÀS 09:09

    LÁ VEM O MATUTO VAGANDO COM 'O [indefectível!] DIÁRIO DO MENTIRÃO &$ DE OUTRAS TANTAS MENTIRAS' NAS MÃOS ['SUJAS']!

    SOBRE UM POSSÍVEL RÉQUIEM: “os supremos” do “ *“supremoTF”, responsáveis pelo julgamento da ação Penal 470 - autêntico ‘MENTIRÃO’ -, insistirão na esdrúxula “tese da criminalização a todo e qualquer custo dos ‘condenados’”?!...

    [... E/ou será que o governo federal concederá um novo PROER a salvaguardar, dessa vez, a bancarrota do PIG?!...]

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo


    ResponderExcluir
  9. Anônimo8.6.13

    ... E TEM MUITO MAIS CHACRINHAS NO PIG & NO RESTANTE DA DIREITONA [eterna e fascista] OPOSIÇÃO AO BRASIL!...

    "BEBENDO DA MESMA FONTE QUE PASSARINHO ENJEITA"(!),...

    #################

    “Eu hoje quase perguntei ao meu porteiro se ele sabe o que é S&P e sobre o que é VIÉS?
    Desde ontem que o jornal o globo vem falando na tal nota que pode rebaixar o Brasil na avaliação da tal standard & poor’s e no viés de baixa.
    Desisti, porque podia ser interpretado como um arrogante humilhando o cidadão. Mas ele sabe que o jornal que traz essas matérias é no mínimo “duvidoso e tendencioso.”
    Comentário proferido por Ronaldo
    em http://www.conversaafiada.com.br/pig/2013/06/08/cynara-quando-o-patrao-e-colega/#comment-1145443
    8 de junho de 2013 às 13:34

    ####################

    ... LÁ VEM, DE NOVO, O MATUTO VAGANDO COM 'O [indefectível!] DIÁRIO DO MENTIRÃO &$ DE OUTRAS TANTAS MENTIRAS' NAS MÃOS ['SUJAS']!...

    Prezado Ronaldo, tendo certeza de que o honesto povo trabalhador brasileiro tem mais o que fazer - e ouvir (sic) -, o matuto consultou uma vizinha, uma senhora "de uns seus setenta e poucos anos"! Senhora, o que significa esse tal de viés que o pessoal do 'PIG televisionado' [risos] tanto alardeia?! "Meu 'fi'... [meio-fio? Indaguei!] "Não, seu jumento, eu disse meu 'fi'! ‘Tá’ surdo, seu peste?!... Bom, meu 'fi', 'né nada, não', não se avexe por causa de besteira! Viés é o seguinte: tira estreita de fazenda que se corta obliquamente da peça e que, dobrada e cosida longitudinalmente, serve para enfeite de vestidos e outras peças do vestuário feminino. Compreendeu, seu estropício da gota serena?! Ou quer que a 'véia' desenhe um viés?!..."

    [Seguiram-se sorrisos estonteantes entre os interlocutores dessa prosa desenvolvida nessa nossa Republiqueta de 'Nois' Bananas!...]

    Felicidades!

    Até a vitória sempre!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Republiqueta de 'Nois' Bananas

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9.6.13

    [... SOBRE MAIS 'CHACRINHAS'!...]

    FHC COLOCA EM SUSPEIÇÃO O SEMPRE SUSPEITO 'DATAFALHA'! ENTENDA

    ###########################

    ELIO GASPARI

    O tucanato botou o dinheiro para trabalhar
    Com os juros a 8%, FHC saiu da paz da renda fixa, que durante seu governo pagava 26,6%, e foi para a produção
    A repórter Vera Magalhães publicou uma informação que encheu de júbilo o comissariado petista.
    Fernando Henrique Cardoso, dois de seus ex-ministros e mais seis sócios criaram uma empresa que investirá num empreendimento imobiliário. Chama-se Sarlat e tem R$ 1,9 milhão de capital, com R$ 222 mil dele.
    O ex-presidente explicou: "É difícil encontrar investimento em renda fixa que dê alguma coisa".
    Investimento em renda fixa é aquele em que o sujeito fica em casa e seu dinheiro rende os juros fixados pelo Banco Central. Durante o tucanato, esse tipo de aplicação rendeu, na média, 26,6% ao ano, com um pico de 45%. Hoje, a Selic paga 8%.
    Em 1995, quem botava dinheiro em fundos de renda fixa nos Estados Unidos faturava 10,9%. Em Pindorama, naquele ano, renderam 18% em valores reais.
    FHC tem toda razão: "É difícil encontrar investimento em renda fixa que dê alguma coisa". Portanto, é melhor botar o dinheiro para trabalhar.
    Os tucanos da Sarlat mostraram que confiam no país e patrocinaram uma linda peça de propaganda para a doutora Dilma.

    em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/113115-o-tucanato-botou-o-dinheiro-para-trabalhar.shtml

    #######################

    QUEM MENTIU?! O referido instituto de pesquisa que afirma: a presidente Dilma Rousseff perde intenção de votos entre os mais ricos! Ou os mais ricos que, favorecidos pela [auspiciosa] política econômica implementada pelo governo da presidente Dilma Rousseff, responderam - 'com o fígado' - aos questionamentos da pesquisa?!...
    ... Se a resposta à indagação acima indicar a segunda alternativa, os ricos, além de mentirosos [segundo o Datafolha!], seriam [ainda segundo o mesmo Datafolha!] preguiçosos, ineficientes, improdutivos e rentistas por excelência!...
    ... Bom, considerando 'o domínio do fato' da 'plausível' e 'não tênue' possibilidade de as duas projeções serem verdadeiras (sic)... Bom, aí, nenhuma novidade em Pindorama! "Tudo como antes no Quartel de Abrantes!" [Risos]... É só passar a régua e... VAPT VUPT!

    ... Lá isso é oposição, sô?!... Uma oposição pelo amor de Deus! O país e a civilidade merecem - e agradecem, penhoradamente!

    República de 'Nois' Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.