Putin afirma que Snowden só fica na Rússia 'se cessar as atividades contra os interesses de Washington'




É certo que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, diz isso desde sua primeira declaração sobre Edward Snowden, o ex-agente da CIA que resolveu contar ao mundo que os Estados Unidos espionam todos os países, uns mais, outros menos. Foi a condição que impôs para conceder asilo político a Snowden.


Snowden "chegou ao nosso território sem convite. Não veio com a gente. Voava em trânsito para outro país. Mas, tão logo se soube que ele estava no ar, nossos parceiros americanos bloquearam suas escalas futuras", disse Putin. Durante um encontro com estudantes na região de Leningrado, o chefe do Kremlin reconheceu que este caso "se encontra no momento em suspenso". "Mas logo que surja a oportunidade de ele trasladar-se a outra parte, subentende-se que ele o fará. Afinal, o que ele quer é ir para um lugar de residência permanente. Quer viver em outro país", disse ele. O líder russo lembrou a condição que ele mesmo impôs ao fugitivo estadunidense,  desde a sua chegada ao aeroporto moscovita de Sheremétievo: cessar atividades contra os interesses de Washington.

"A condição de asilo político Snowden sabe muito bem. A julgar por suas declarações recentes [de que pensa em pedir asilo à Rússia, B.doM.], parece ter mudado de posição. A situação ainda não foi esclarecida", disse. Putin se referia à primeira vez, em que Snowden renunciou a procurar asilo na Rússia por causa da condição imposta pelo chefe do Kremlin, mas na sexta-feira o jovem reafirmou a sua intenção de buscar refúgio no país.

Putin disse que ao impor a Snowden daquela vez suas condições para receber asilo na Rússia, recebeu como resposta: "Quero continuar meu trabalho, eu quero lutar pelos direitos humanos. Acredito que os EUA violam regras legais concretas, normas internacionais, interferem na vida privada e meu objetivo hoje é lutar contra isso."

Agora, ao perceber que dificilmente conseguirá voar a qualquer dos países que lhe ofereceram asilo (Bolívia, Venezuela e Nicarágua), Snowden deve pedir asilo à Rússia (logo, submeter-se às exigência de Putin) até encontrar uma solução para poder voar a um daqueles países.

[Fonte]