Rússia concede asilo temporário a Snowden por um ano, renovável. Quero ver valentia dos EUA agora


Segundo a lei russa, o asilo temporário é concedido por um ano e pode ser renovado por mais 12 meses. Os trâmites para Snowden receber o asilo temporário podem levar até três meses. Durante este tempo, ele receberá um certificado que lhe permitirá permanecer na Rússia.

O ex-agente da CIA Edward Snowden submeteu ao Serviço Federal de Migração da Rússia um pedido de asilo temporário, de acordo com o advogado Anatoly Kucherena.

"Já que Snowden não pode sair da área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, preencheu todos os formulários necessários ali, escreveu a solicitação de asilo e a entregou ao empregado do Serviço Federal de Migração da Rússia", disse Kucherena.

Nos próximos dias Snowden permanecerá na área de trânsito do aeroporto ou vai para um centro de alojamento temporário, de acordo com o Serviço Federal de Migração da Rússia. Kucherena relata que por agora Snowden não pode sair da área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo já que acaba de solicitar o asilo.

Além disso, Kucherena disse que Snowden ainda não tem planos de viajar para a América Latina. "Em conversas comigo, ele [Snowden] não disse nada sobre a possibilidade de ir para outro país depois de receber asilo na Rússia. Aparentemente ainda não tomou uma decisão final", disse Kucherena.[Fonte]