quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Encontro de Lula com dono da Globo é péssimo para democratização da mídia no Brasil


O ex-presidente Lula teve um encontro reservado com o vice-presidente das Organizações Globo João Roberto Marinho em São Paulo. A notícia, divulgada pela jornalista Mônica Bérgamo em sua coluna na Folha, foi confirmada pelo Instituto Lula e pela Globo, que, em nota de sua assessoria, afirmou que ele ocorreu "a pedido do ex-presidente Lula" [Fonte].

O encontro deve ter acontecido mais ou menos na mesma época da divulgação da prévia da lista das pessoas mais ricas do Brasil da revista Forbes, com a seguinte informação:

A revista Forbes divulgou, na última sexta-feira (16), uma prévia da lista das 15 pessoas mais ricas do Brasil. No ranking, aparecem quatro barões da mídia: os três herdeiros de Roberto Marinho, das Organizações Globo, e Giancarlo Civita, herdeiro da editora Abril.[Fonte]
Também mais ou menos ao mesmo tempo, a blogosfera (e a Folha numa nota e a TV Record em algumas reportagens)  cobra do governo, do Ministério Público e da Polícia Federal o sumiço de um processo em que a Globo é ré e condenada a pagar R$ 650 milhões à época aos cofres públicos, por rombo (e roubo) na Receita federal.

O jornalista Altamiro Borges publicou em seu blog:

O que será que rolou nesta conversa do ex-presidente com um dos três filhos de Roberto Marinho? Será que Lula, com o seu conhecido estilo conciliador, tentou estabelecer uma nova ponte com o império global? Será que ele criticou a cobertura jornalística dos recentes protestos de rua, quando a TV Globo e seus "calunistas" tentaram pegar carona na onda de revolta para desgastar o governo Dilma? Será que pintou um novo acordo de bastidores que sabotará qualquer debate na sociedade sobre a urgência de uma lei democrática sobre os meios de comunicação? 

E da parte do filho do Roberto Marinho, quais os temas que ele colocou na rodada "civilizada" de diálogo? Será que ele se queixou da acentuada queda de audiência do Jornal Nacional, do Fantástico e de outros programas da emissora? Será que explicitou seus temores com a perda de publicidade, principalmente diante do aumento do faturamento das empresas de tecnologia, como a Google? Será que pediu para ninguém mexer na propina do Bônus de Volume, o famoso BV? Será que deu alguma explicação sobre as denúncias de sonegação fiscal praticadas pelo império global? Será que rogou para que não se discuta qualquer projeto sobre a regulação democrática da mídia? 

Só o futuro dirá o que rolou nesta misteriosa conversa. A conferir!

Sobre o teor da conversa podemos apenas especular, mas quanto à oportunidade dela podemos e devemos questionar.

Conversar, dialogar, mesmo com adversários históricos (leia sobre isso Globo sempre esteve na contramão do Brasil, ao longo da história. Cotas, ProUni, Getúlio, Lula ), é a arte da política. Mas tudo tem sua hora e lugar.

Se verdadeiro, o convite de Lula a um dos donos da Globo veio em má hora, num momento em que a Globo está nas cordas, com a blogosfera cobrando explicação sobre o tal processo, que sofreu uma Conceição, sumiu, ninguém sabe, ninguém viu.

O encontro veio em seguido ao recado direto das ruas enviado à Rede Globo. O povo não queria a reportagem da Globo nas ruas durante as manifestações e submeteu a mais poderosa emissora do país a uma "cobertura espacial".

A divulgação desse encontro joga água na fervura, coloca em pé de igualdade um ex-presidente com imensa aprovação popular e uma emissora cujo jornalismo não pode por os pés nas ruas.

Por isso, o encontro de Lula é péssimo para os que lutam pela democratização da mídia, menos pelo que conversaram do que pelo simbolismo, o significado político da conversa e do encontro.

Os demais grupos de mídia leem que o governo usou o presidente Lula para mandar uma mensagem à Globo. E que isso é bom para eles, por serem do mesmo time.

Deputados que já eram contra uma nova lei de mídia no Brasil têm motivo para comemorar. Os que estavam em cima do muro esperando a direção dos ventos entenderam para onde devem caminhar. E os que lutam por uma nova lei devem ter entendido de vez que ela não vem neste governo, neste mandato, talvez nem no próximo.

Fora do governo, Lula comete a segunda grande mancada (a foto com Maluf, a primeira. Friso a foto, porque defendi o acordo político com o partido de Maluf, que era bom para todos. A foto, só para Maluf) - pelo menos dessa vez sem foto.


De qualquer modo, o resultado é lamentável. O mal está feito. O recado foi dado. E o assunto caiu num esquecimento que me parece perturbador.

Será que as pessoas querem retirar a humanidade de Lula e transformá-lo num mito vivo, um ser que não erra? Mas Lula erra, sim, e já reconheceu isso várias vezes.


Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Tudo muito bem colocado. Parabéns.

    Todavia, confio no discernimento de Lula, errar, erra, mas é um guiado por Deus. Ele jamais faria qualquer coisa que venha a ferir o bem estar do povo brasileiro.

    É um grande, um magnífico diplomata, negociador, é um estadista de peso.

    Muito grata por seus cuidados em relação aos acontecimentos revelados, por esta matéria muito importante.


    abraços


    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30.8.13

    Encontro de Lula com dono da Globo é péssimo para democratização da mídia no Brasil
    Por jornalista Antonio Mello

    {Senão vejamos um exemplo!:]

    DE GRILLO PARA SARDAemBerg [‘Jornal das Dez’, GloboNews]:

    “... Sardenberg, o crescimento anunciado do PIB brasileiro relativo ao segundo semestre de 2013 superou as expectativas mais otimistas!... Bom, o que foi que deu errado(!?)... Quer dizer, o que foi que deu errado nas previsões de vocês analistas?!”
    “Vamos lá...” E tome-lhe gráficos [preparados por outrem!]... E ‘Neoexpressões’ argumentativas: ‘antecipação de safras’; ‘[mas] o jeitão da coisa continua o mesmo’;... No derradeiro [ufa!] gráfico aparece a seguinte informação: o crescimento do PIB brasileiro foi menor do que o do Chile e o do Peru! “Cuma?!”... E eu pensei que teria sido menor, apenas, do que o da China e o da Indonésia, segundo dados oficiais(!)...
    ... Aí, ‘o Grillo âncora’ não se conteve: liberou ‘um sorriso quase gargalhada’!...

    E VAPT VUPT!

    Lá isso é jornalismo, sô?!... Coitado dos agentes do mercado financeiro!...

    ... Convenhamos: esse PIG é muito chinfrim! É ou não é?!... Tacanho, desprovido de senso crítico, grotesco, aloprado... Lamentável: o jornalismo de esgoto!...

    Que "ellite" é essa, sô?!...

    E que país é esse?! “É o ‘brazil’ radicalmente mudado (sic) por um menino paupérrimo – e muito humilde (idem sic) – chamado Joaquim!” Coitado do Ruy Barbosa!...

    EM TEMPO: “As elites são tão estúpidas que desprezam as próprias ignorâncias!” Eduardo Galeano – emérito escritor e pensador humanista uruguaio

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo




    ResponderExcluir
  3. Anônimo31.8.13

    Infelizmente não dá para errar com essa gente. Nem sempre Deus estará a postos para corrigir o erro. Momentos Lula teve para cravar a estaca no coração do Drácula, eliminando-o. E deixou passar acreditando que podia confiar. Deu as costas e o Drácula enfiou estaca nas costas de Lula. Que não morreu porque acredito que o momento do Brasil chegou. Não se engane presidente Lula, eles fizeram TUDO e um pouco mais(até o que Deus e o diabo duvidam) para que o senhor saísse do governo como Collor ou pior. E continuaram lutando para que o senhor fosse um dos condenados pelo Tribunal de Exceção do Joaquim. E continuarão tentando... É só virar as costas e baixar a guarda... Lula não etm mais o direito de errar.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2.9.13

    Esse é o site mais engraçado que já acessei.

    ResponderExcluir
  5. Ei pessoal, vocês são brasileiros ou Lulistas, será que não da pra enxergar que o problema do Brasil é a sede insaciável de poder desses politicos e entre eles o lula. É só ver a qualidade dos ministros e outros colocados em cargos de peso que não levam o menor jeito para cuidar da pasta. São bonecos e não técnicos, os problemas do país ainda são os mesmos. E se vier falar de bolsa familia, ah por favor isso é arma eleitoreira, estão dando o peixe de cada dia e não a vara para o povo pescar, um absurdo é que as pessoas que mais recebem são as que não precisam e até famílias de outros países recebendo. O estado é um pessimo distribuidor de renda. Diminua a carga tributaria sobre o emprego que as pessoas teram mais oportunidade. O PT já teve como fazer o Brasil crescer e não o fez. Agora está em busca de novas alianças para continuar no poder, e nessa luta vale tudo, infelizmente.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.