sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Caso Amarildo: Relatório da Polícia mostra por que 96% das investigações são encerradas sem descoberta do criminoso



Pedreiro Amarildo de Souza - morto ou desaparecido


O Estado do Rio é o estado campeão em inquéritos arquivados no Brasil [Fonte]. A divulgação do relatório final da Delegacia de Homicídios sobre o caso do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido (até hoje) desde o dia14 de julho passado, mostra o porquê.

Segundo o relatório, Amarildo teria sido levado por policiais da UPP da Rocinha (há imagens e depoimentos sobre isso) até a sede da unidade. A partir daí, sumiu. Ninguém o viu entrar ou sair de lá, e a informação de que lá esteve foi fornecida pelos policiais, em especial o comandante à época, major da Polícia Militar Edson Santos, homem do famigerado Bope.

Mesmo assim, sem que qualquer dos PMs da UPP tenha confessado o crime, sem que qualquer pessoa tenha presenciado ou ouvido falar do que lá dentro teria acontecido, mesmo assim o relatório diz que Amarildo foi torturado, sofreu choques elétricos e morreu ao ser mandado para o saco (a cabeça do torturado é enfiada em um saco plástico provocando sufocamento), por sofrer de epilepsia. Depois, os PMs sumiram com seu corpo.

Mas, se Amarildo (ou seu corpo) até o momento não foi encontrado, como é possível garantir todas essas informações?

Estou vendo muita gente boa repetir o relatório como uma expressão da verdade. No entanto, é achismo puro. E, se é assim, eu também acho: Para mim (e quem lê meu blog sabe que eu defendo não é de hoje o fim da PM, porque não há crime em que não haja um envolvido, na operação, no planejamento ou no ocultamento - e que Impunidade dos torturadores da ditadura está na raiz dos crimes das PMs brasileiras), para mim, dizia, é quase certo que Amarildo tenha sido morto pelos PMs, mas não vou aplicar o "domínio do fato" tão usado no julgamento da AP 470, porque rabo, orelha, lombo, costela, pé de porco podem indicar que é porco, mas pode ser apenas uma feijoada.

Como o governo Cabral é cheio de piroctenia, de anunciar medidas em casos onde haja clamor da opinião pública, que depois não dão em nada (casas que seriam construídas nas enchentes da Região Serrana, código de ética para alto escalão do governo etc), não estranharia nada que o anúncio da relatório seja apenas isso, nuvem de poeira para que paremos de perguntar "onde está o Amarildo".

Por falar nisso: - Cadê o Amarildo?


Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. edson tadeu4.10.13

    O correto é se aplicar a lei, ja que o rapaz foi preso e existe provas disso e depois o rapaz sumiu nao se pode deixar de levar em consideraçao que os policiais, sao responsaveis sim,e o fato de nao se ter provas deixar de puni-los so vai aumentar a impunidade, e a certeza que podem cometer outros crimes e que vai ficar por isso mesmo, por outro lado outros policiais vao se espelhando em marginais que vestem fardas para matar, pessoas honestas trabalhadoras, Outro ponto que se deve levar em consideraçao e eu sou tambem a favor que se deve acabar com essa policia militar, ou pelo menos tirar o MILITAR dela, para ser uma policia comum, subordinada a delegados, e acima de tudo isso vai garantir que eles NAO VAO CHEGAR NAS DELEGACIAS ONDE INQUERITOS COMO ESSE FICAM SEM SOLUÇAO PORQUE ELES AMEAÇAM DELEGADOS, POLICIAIS INVESTIGADORES, FAMILIARES TESTEMUNHAS ETC. - O fato deles acharem que podem chegar na justiça e dizer: CADE O CORPO: SE NAO TEM CORPO NAO MATAMOS NINGUEM, mais ai tambem vem a perguntar. SE NAO MATARAM E LEVARAM PARA A SEDE DA UPP ONDE ELE ESTA SE DE LA NAO SAIU? ENTAO VOCES TEM QUE SER RESPONSABILIZADOS PELA OCULTAÇAO OU DA PESSOA OU DO CORPO. OU AINDA POR SEQUESTRO.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11.11.13

    o amarildo está morto e eu vou cuidar para não ser o próximo, sofri abuso de poder e ameaças da polícia por causa de um produto com preço errado, pq provavelmente o policial deve ter parceria com o estabelecimento e sabe o que eu vou fazer? NADA! senão posso desaparecer igual o amarildo, é isso o que eles querem, fazer o que bem entenderem. Mas..... felizes os sedentos por justiça, pois serão saciados.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...