sábado, 9 de novembro de 2013

José Serra diz que o PSDB sofre de bovarismo. Mas, afinal, o que é bovarismo e quem sofre dele?




Manuscrito de Madame Bovary,
de Gustave Flaubert

José Serra não conseguiu se eleger prefeito de São Paulo, onde conta com uma rejeição de 50%. Praticamente escorraçado do partido a que é filiado, chegou a levantar a hipótese de se transferir para o PPS, tal sua rejeição entre correligionários e eleitores.

No entanto, a mídia corporativa continua a segui-lo, como fieis à procura da salvação, porque, endividada e sem perspectivas de recuperação, sabe que só Serra e PSDB a mantêm sobrevivendo, graças a aquisições de exemplares de jornais, revistas e material didático.

Só isso explica a presença do "cadáver adiado" (apud Fernando Pessoa), dia sim, outro também, no noticiário.

A nova matéria foi feita num, vejam só, encontro marcado pela juventude tucana (uma contradição em termos), em que José Serra deitou falação sobre o PSDB, com o objetivo (apoiado pela mídia) de detonar a candidatura do presidente do Partido Aécio Neves.

Dito engenheiro e economista, sem diploma e reconhecimento por nenhuma das duas categorias, sem cargo público ou trabalho declarado, e ainda sem dar explicação alguma sobre as inúmeras e graves acusações que lhe são feitas no livro Privataria Tucana, de Amaury Ribeiro, Serra aproveitou o excesso de tempo livre para dizer que o PSDB sofre de bovarismo:

"Que me desculpem as mulheres, pois a coisa é mais complexa do que isso. Mas o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado. Ela vai à loucura, quebra a família e trai o marido com Deus e todo mundo para ser aceita. O PSDB tem um pouco do bovarismo, de precisar ser aceito pelo PT".[Fonte]

Pulando a hilária afirmação de que "o problema da Madame Bovary é querer ser aceita pelo outro lado",vamos ver se o PSDB tem mesmo um pouco de bovarismo.

Bovarismo é um conceito criado por Jules de Gaultier (em Le bovarysme, la psychologie dans l’oeuvre de Flaubert), a partir do personagem Emma Bovary, do romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. “Emma personificou essa doença original da alma humana, para a qual seu nome pode servir de rótulo, se entendermos por ‘bovarismo’ a faculdade que faz o ser humano conceber a si mesmo de outro modo que não aquele que é na verdade”. Ou seja, o bovarismo consiste em “se imaginar diferente do que se é”.

Este conceito acabou adotado pela psicologia, com um sentido mais amplo, como uma pessoa que vive uma fantasia de si, diferente daquilo que é, e vive de acordo com essa fantasia e em desacordo com a realidade.

Vamos transportar essa noção para o campo político, para exemplificar: Imaginemos uma pessoa que se julgue a mais preparada para ser presidente da República e que se comporte e dê declarações como se realmente tivesse aquele preparo, aquela importância que só ele mesmo se atribui.

Imagine que essa pessoa, por se ter em tal conta, aja de modo a retirar de seu caminho adversários reais ou imaginários, na busca por alcançar a presidência a que se julga predestinado. Mesmo contra a toda a realidade, mesmo com a imensa rejeição do eleitorado e até do próprio partido. Isso é um caso tipo de bovarismo.

Será que José Serra conhece alguém assim?

--------------------------

Por falar em bovarismo, Bovary, clique no banner abaixo e dê um pulo na editora, onde você poderá conhecer e comprar meu mais novo livro, o romance Madame Flaubert. Aproveite e dê uma curtida na página do romance, onde você vai conhecer detalhes e trechos dele e também informações sobre Madame Bovary, de Gustave Flaubert: http://on.fb.me/1aOWRqC



Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Notívago13.11.13

    Falamos muito das trambicagens do Serra, mas não sabemos nada do que a Marina pensa.

    Perguntar não ofende.

    Eu gostaria que algum (a) repórter fizesse as seguintes perguntas à Marina Silva, antes que comecem as manifestações de 2014 convocadas por ela, segundo ela:

    - O que a senhora acha do programa Mais Médicos, do governo federal?

    - A Senhora é uma black bloc?

    -Quanto o banco Itaú prometeu colocar de dinheiro em sua campanha em 2014?

    - É verdade que a Senhora andou prometendo aos banqueiros que em caso de vitória as reuniões do Copom passarão a ser semanais?

    - Se perder a eleição de 2014, a Senhora pretende apelar para o tapetão ou esperar calmamente por 2018?

    - Por que a senhora transpira tanto ódio, por todos os poros, contra a presidenta Dilma? Qual o mal que ela lhe fez?

    -É verdade que em caso de vitória o ministério da Justiça do seu governo será ocupado pelo o insigne ministro Gilmar Mendes?

    -Se eleita, a Senhora pretende fechar o Congresso Nacional? Se não, como vai governar com os deputados que serão eleitos em 2014, já que a Rede quase foi criada com este nome exatamente porque a Senhora detesta a política e os políticos de uma maneira geral?

    - A Senhora já leu o livro “Cabeça de Planilha” do Jornalista Luis Nassif? Se já leu, porque não se afasta imediatamente das ideias do Sr. André Lara Resende, o homem que ficou podre de rico no governo FHC? Tá tão rico que transporta cavalos para Londres de avião e em ambiente climatizado, of course!
    Só para refrescar a sua memória, Lara Resende estava no governo do príncipe dos sociólogos quando da implementação do plano Real, "participando diretamente das formulações da equipe econômica" e era sócio de um Banco na outra ponta, faturando horrores com informações que, por sua posição, eram pra lá de superprivilegiadas. Em suma, qual a participação que terá o Sr. André Lara Resende no seu governo?

    - E sobre o pastor Feliciano, qual será o ministério por ele ocupado? O da Teocracia? E as leis, virão da Bíblia ou do Corão?

    - O que a Senhora acha do homossexualismo e do aborto? E da qualidade do oxigênio que nós respiramos? E do fato das vacas poluírem tanto o nosso meio ambiente com os seus puns carregados de metano?

    - E finalmente, quem será o cabeça de chapa, a Senhora ou o neto de Arraes?

    Concluindo, eu poderei até votar na chapa Dudu/Marina (ou será Marina/Dudu?), mas eu preciso saber o que a Senhora tem na cabeça. Deixe de birra com a Dilma e elabore um programa consistente de governo. Se o seu programa for melhor do que o dela (ainda que pelo menos no papel) eu prometo pensar no assunto. Com todo respeito, Notívago.


    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...