sábado, 25 de outubro de 2014

Ao nomear Armínio Fraga seu futuro ministro da Fazenda, Aécio Neves abriu a caixa de Pandora que reduziu sua candidatura a pó



Armínio Fraga e George Soros


Quando Aécio lançou o nome de Armínio Fraga como seu boss na economia num futuro governo, cometeu o erro que, tudo indica, custou-lhe a eleição. Não que Aécio não tenha cometido outros erros. Ou mesmo, como para alguns (eu, inclusive), o grande erro tenha sido a própria candidatura de Aécio, que só existe no marketing, ainda assim debaixo da censura imposta em Minas a peso de ouro.

Armínio Fraga é, para dizer o mínimo, um nome polêmico. Ligado ao megaespeculador George Soros, Armínio é acusado de práticas que, se viessem ao conhecimento do grande público, provocariam comoção nacional. Homem de mercado, é frio o suficiente para tomar a medida que for necessária para aumentar o ganho de seus sócios ou empregadores.

O livro More Money Than God: Hedge Funds and the Making of a New Elite" (Bloomsbury) narra uma dessas:

Como gestor do Fundo Soros para mercados emergentes, Armínio teria obtido informações privilegiadas que o levaram a planejar e executar o ataque especulativo contra a Tailândia, que gerou lucros estimados hoje em R$ 2,5 bilhões de reais para George Soros e ele mesmo.

Ter "informações privilegiadas" já seria crime, uma jogada desleal no mundo dos negtócios. Mais grave ainda é como essas informações foram obtidas [destaque em negrito são meus]:

A informação privilegiada que induziu o ataque especulativo foi obtida, porém, em entrevista de Armínio e outros dois economistas do Fundo Soros com alta autoridade do Banco Central Tailandês, que foi questionado por Armínio sobre a prioridade a ser conferida pelo banco: elevar taxa de juros para defender a moeda de um ataque especulativo ou reduzi-la para evitar o agravamento da situação dos bancos? 

Segundo Mallaby (que entrevistou Armínio sobre a conversa), Armínio invocou sua própria experiência como diretor do Banco Central do Brasil (1991-1993) e pareceu, ao funcionário tailandês, “mais como um parceiro benigno de um mercado emergente do que como um ameaçador predador de Wall Street”

O funcionário ingênuo respondeu que a prioridade de defender a moeda tailandesa com a mais elevada taxa de juros que fosse necessária poderia estar mudando, em vista da taxa de juros mais baixa requerida em vista dos problemas crescentes dos bancos. Fraga e seus colegas teriam visualizado uma maleta cheia de dinheiro caso especulassem com a moeda tailandesa, mas fingido não notar para não alertar o funcionário do Banco Central da Tailândia a propósito de sua ingenuidade. Se notasse, ele poderia elevar a taxa de juros para encarecer a especulação cambial ou mesmo recorrer a bloqueios administrativos contra especuladores estrangeiros. 

Voltando a Nova Iorque, Armínio Fraga discutiu com o Fundo Soros sobre planejamento do ataque especulativo contra a moeda tailandesa. Um dos economistas que esteve na reunião com a autoridade inocente do Banco Central da Tailândia, Rodney Jones, questionou os outros dois sobre a moralidade de especular contra países em desenvolvimento: “se as moedas forem desvalorizadas sem controle, milhões de inocentes serão levados à pobreza desesperadora”

Mallaby parece sugerir que Armínio Fraga e os outros não consideraram o argumento suficiente para abortar o ataque especulativo que rendeu 750 milhões de dólares.[Fonte: Carta Maior]

Como entregar a economia de um país, que, apesar de todo o esforço bem sucedido realizado pelos governos Lula e Dilma, ainda é um dos mais desiguais do mundo, nas mãos de uma elite predatória há 500 anos; como entregar essa economia nas mãos de um homem de mercado, que pensa e visa a maximização de lucros, não importa o que aconteça nem a quem?

Fato é que, ao anunciar Armínio Fraga como seu futuro ministro da Fazenda, Aécio acenou para o mercado e a mídia, esquecendo-se de que o Brasil é muitíssimo maior que eles.

Mais: que o Brasil não se esqueceu do que Armínio e o governo tucano de FHC fizeram de mal ao país. E os que se esqueceram, não sabiam ou eram muito jovens na época foram lembrados ou informados por blogs e redes sociais.

O resto é história, que as urnas vão contar neste domingo.

OBS: Não dou links para a mídia corporativa porque eles também não nos linkam quando nos citam.

Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Anônimo28.10.14

    … E a Revisão Criminal da Ação Penal 470 (vulgo MENTIRÃO) ainda nem começou!…
    ######################
    Justiça italiana começa a desmascarar arbítrios da AP 470
    Por Miguel do Rosário, postado em outubro 28th, 2014
    A mídia se aferrou somente ao argumento, por parte da defesa, da precariedade das prisões brasileiras, mas a sentença da Justiça Italiana que mandou soltar Henrique Pizzolato também afirma que não foi observado o direito de todo réu, conforme se exige de países signatários de acordos internacionais de direitos humanos, ao duplo grau de jurisdição.
    Pizzolato era um cidadão comum, sem cargo político, então deveria ter sido julgado em primeira instância, e não num STF cheio de ministros acuados por um processo terrível de linchamento político.
    Quando a Justiça italiana se debruçar sobre outras arbitrariedes, como a absoluta falta de provas para condenar Pizzolato, ou ainda, quando identificar que havia provas abundantes de sua inocência, teremos a desmoralização completa daquele que foi o capítulo mais vergonhoso da história do judiciário brasileiro: a Ação Penal 470.
    (…)
    - See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/10/28/justica-italiana-comeca-a-desmascarar-arbitrios-da-ap-470/comment-page-1/#comment-58854
    ##################
    “Não ficará pedra sobre pedra!” Por presidente reeleita Dilma Rousseff, A Magnífica!
    Tremeis, fascigolpistas de meia tigela!
    A hora de vocês está chegando!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo28.10.14

    ... No máximo houve crime de caixa dois!

    E na atual Legislação brasileira, o caixa dois não está contemplado no âmbito do Direito Penal!

    Na proposta de Reforma Política a ser apresentada pelo Palácio do Planalto, a presidente reeleita Dilma Rousseff propugna alterações nesta anomalia!

    O caixa dois do PT não surrupiou recursos públicos do Banco do Brasil! O que desmonta um dos pilares fundamentais da FARSA do julgamento atinente à Ação Penal 470 (vulgo MENTIRÃO do golpe jurídico-midiático!)!

    A assertiva acima ficará provada na Revisão Criminal! E em conformidade com os autos do Processo, o que inclui a observância ao Inquérito 2474 e o Laudo Técnico 2828 da Polícia Federal.

    ... Agora, o MENSALÃO do PSDB/DEMo de Minas Gerais... 22 anos de Papuda para o fujão réu confesso Eduardo 'AZARedo', segundo o procurador geral da República, o doutor Rodrigo Janot... Aí, sim, dinheiro público roubado do Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge), Cemig, Copasa...

    E onde estão os os mensaleiros/quadrilheiros do MENSALÃO DEMoTUCANO?

    Com a palavra a Magnífica:
    "Soltos! Todos soltos!"

    Ainda a presidente reeleita Dilma Rousseff:

    "Não ficará pedra sobre pedra!"

    De novo, o matuto 'bananiense':

    Tremeis fascigolpistas de meia tigela!

    Ah, a hora de vocês está chegando!

    BRASIL - em homenagem aos grandes líderes nacionais José Genoino Neto [do Brasil], José Dirceu, João Paulo Cunha, Henrique Pizzolato, Delúbio Soares...

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.