quinta-feira, 1 de outubro de 2015

PARADOXO BRASIL: ENQUANTO VEJA AGONIZA, SEU ESTILO DE JORNALISMO É VITORIOSO E HEGEMÔNICO





É paradoxal, mas verdadeiro. Veja não vai bem das pernas. A Abril, que a edita, está pior que ela. No entanto, basta ver o jornalismo praticado no Brasil hoje pela mídia corporativa para perceber que o estilo de jornalismo dela é vitorioso.

É o que eu chamo de porcalismo (jornalismo porco). Jornalismo mãe dinah (aquele que prevê futuro, lê mentes, ouve vozes). Jornalismo de resultados, onde a notícia é espremida e torturada até se transformar na matéria que interessa à mída e ao mercado.

Outro dia, o Kiko Nogueira (do DCM) assistiu ao Roda Viva com Hélio Bicudo e escreveu:

“O Lula se corrompeu e corrompe a sociedade brasileira como ela é hoje através da sua atuação como presidente da República”, falou Bicudo.
“O que mais me impressionou foi o enriquecimento ilícito do Lula. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. Hoje, o Lula é uma das grandes fortunas do país. Ele e os seus filhos”.
O entrevistado não apresentou um mísero documento para sustentar suas acusações. Não foi preciso, já que ninguém pediu.
É como se HB tivesse dito a coisa mais natural do mundo, um boa noite, e não feito uma denúncia gravíssima. Como estão todos numa só trincheira, não houve uma simples indagação se o homem tinha qualquer coisa remotamente parecida com uma prova.

Mas, prova para quê? O jornalismo estilo Veja segue uma tendência mundial, prescinde dos fatos. É como o genial Nelson Rodrigues dizia, quando contestado em alguma notícia pelas imagens do videoteipe: "O Videoteipe é burro".

O que interessa à Veja e à mídia corporativa em geral, que segue sua escola, é aquele leitor/telespectador que a sustenta, definido por Roberto Civita numa entrevista ao Jornalistas & Cia (não sei se não seria melhor, em se tratando de nossa mídia, escrever a abreviatura "Cia" só com maiúsculas, Jornalistas & CIA...):

...os leitores clamam, não são como o senhor, querem que a sua revista se indigne. Eles querem. Os brasileiros, hoje, não posso falar de outras partes do planeta, mas os leitores de Veja querem a indignação de Veja. Eles ficam irritados conosco quando não nos indignamos. Estou tentando explicar, não justificar. (...) É só ler as cartas, duas mil por semana, nós publicamos uma enorme quantidade de cartas justamente para que se possa sentir o cheiro do enxofre e da pólvora.

O jornalismo da mídia corporativa cheira a enxofre e pólvora. Mas é aquilo que o gato joga areia em cima.

*****

Se quiser se divertir um pouco, leia Os Segredos do Tucanoduto e sua relação com a mídia. Civita desabafa: 'Serra é o chefe de tudo'. Versão completa, série que escrevi em 2012, usando a técnica da escola jornalística da Veja.

Sobre essa série, o Blog acrescenta:

O Blog do Mello diz que as afirmações foram feitas a diversos interlocutores. Procurado por nossa equipe, que atravessou a Dutra numa Kombi comprada com o Bolsa-Twitter, Civita não foi encontrado, não quis dar entrevista, mas não desmentiu nada. A maior parte desta reportagem foi copiada da própria Veja, trocando apenas os nomes das pessoas para dar veracidade às informações)


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
imagem RSSimagem e-mail

Meu perfil no Facebook: Antonio Mello


Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Aqui, comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.