Dilma diz que Samarco, Vale e BHP vão ter que pagar por prejuízos causados pelo rompimento das barragens em Mariana




A presidenta teria determinado ao ministro da Casa Civil Jaques Wagner que delegue à Samarco e a suas controladoras, Vale e BHP, que arquem com os prejuízos causados pelo rompimento das barragens em Mariana, MG, que já alcançam o Espírito Santo.

Dilma "tem dito a aliados que não é papel do governo federal assumir as despesas de uma tragédia causada por empresas privadas".

O ministro da Casa Civil vai organizar uma reunião, que deve acontecer ainda esta semana, com representantes da mineradora e da Defesa Civil, além do Ministério da Integração Nacional, para discutir, principalmente, os gastos com abastecimento de água nas cidades atingidas pela lama.

O objetivo é que os municípios apresentem as contas quanto a carros-pipa, adutoras e sistema de abastecimento para que a Samarco pague todas as despesas. Ainda de acordo com auxiliares de Dilma, a mineradora não tem se recusado a prestar ajuda na região, mas é preciso ficar claro, dizem, que as empresas devem ficar com todo o ônus e paguem as contas apresentadas pelos prefeitos. 

Depois de uma semana do acidente, Dilma deve visitar a região nesta quinta-feira (12) que já contabiliza 6 pessoas mortas e 21 desaparecidos. A demora da visita se deu porque, mesmo aconselhada por ministros a visitar os entornos de Mariana, Dilma insistia que era preciso "ficar claro de quem era a responsabilidade" antes de seguir a Minas Gerais e Espírito Santo.[Fonte: Folha] 




Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
imagem RSSimagem e-mail

Meu perfil no Facebook: Antonio Mello


Madame Flaubert, de Antonio Mello