segunda-feira, 9 de novembro de 2015

O GLOBO CALUNIA COM MANCHETE DE CINCO COLUNAS E DIZ QUE ERROU EM NOTA DE UMA





Antecipando-se à nova Lei do Direito de Resposta, que está à espera da sanção da presidenta Dilma, O Globo publicou na primeira página de ontem o anúncio de que errou em manchete de primeira página que dizia "Baiano diz que pagou despesas do filho de Lula".

Baiano é um dos novos heróis da mídia, os caguetes, delatores, que, pegos com a boca na botija, começam repentinamente a se arrepender e a entregar quem o juiz, procuradores e PFs quiserem, em troca de uma temporada com tornozeleira eletrônica para, depois, curtir seu arrependimento livre, leve e solto - e com o que tiver conseguido esconder dos olhos gulosos da Lava Jato.

A manchete foi publicada num domingo, 11 de outubro, há quase um mês. Desmentida no mesmo dia. Mas apenas ontem O Globo assumiu o erro. "Coincidentemente", semana passada, a Lei do Direito de Resposta foi aprovada no Congresso.

A antecipação de O Globo tem um motivo: a Lei determina que a correção deve ser feita com o mesmo destaque da notícia errada. Basta olhar a imagem reproduzida aqui para ver a diferença entre uma coisa e outra. O certo seria uma manchete em cinco colunas com O Globo admitindo o erro, e não uma notinha envergonhada de uma coluna apenas.

Se Dilma sancionar a Lei por esses dias, Lula vai poder pedir a correção proporcional, porque, ainda segundo a nova Lei, no parágrafo 3º do Artigo 4º:

§ 3º A resposta ou retificação cuja divulgação, publicação ou transmissão não obedeça ao disposto nesta Lei é considerada inexistente.
Portanto, O Globo pode ter que publicar de novo desmentido da notícia falsa sobre Lula e seu filho.


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
imagem RSSimagem e-mail

Meu perfil no Facebook: Antonio Mello


Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Aqui, comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...