sexta-feira, 4 de março de 2016

Ou STF chama Moro 'às falas' ou próxima jogada dele será a prisão temporária de Lula





Por muito menos (um grampo de um áudio que nunca se ouviu), o ministro do STF Gilmar Mendes chamou "às falas" o presidente Lula, queixando-se de que estaria sendo espionado...

Agora, um juiz de primeira instância, que mantém pessoas sequestradas em cárcere privado até que delatem alguém, resolveu não grampear um ministro, mas desrespeitar todo o Supremo, ordenando a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depor na Polícia Federal de São Paulo. E fez isso passando por cima do próprio STF, que havia recebido petição de advogados do ex-presidente para esclarecimentos e ainda não havia se manifestado em resposta:

A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas. [Fonte: Instituto Lula]


Pois é. Com receio de que não pudesse dar seu espetáculo, Moro atropelou o STF e transformou a condução coercitiva de Lula em fato consumado.

Com a palavra agora os ilustríssimos. Mas nos autos, em sentença. Porque em entrevistas, já se manifestaram. O ministro Marco Aurélio Mello foi um deles. Segundo Mônica Bergamo, na Folha:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello fez críticas contundentes à decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.
 

"Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado", afirma ele.
 

O ministro diz que "precisamos colocar os pingos nos 'is'. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes."
 

A Folha conversou com outro magistrado do STF que concorda com a opinião de Mello, embora prefira não se manifestar publicamente.
 

Mello ironiza o argumento de Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula.
 

"Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força", segue o magistrado. "Isso implica em retrocesso, e não em avanço."
 

O fato de se tratar de um ex-presidente agravaria a situação, segundo ele.
 

Para Mello, o juiz Moro "estabelece o critério dele, de plantão", o que seria um risco. "Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros."
 

O ministro afirma ainda: "Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão?"

Ninguém duvide da audácia de Moro, seus procuradores e policiais federais, que se acham incumbidos de uma missão santa e purificadora. O próximo passo deles é a prisão temporária de Lula. O "Nine", como ele diz, em referência ao número de dedos nas mãos do ex-presidente.


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
imagem RSSimagem e-mail

Meu perfil no Facebook: Antonio Mello


Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. O DESESPERO DA DIREITA É QUE LULA É CONSIDERADO O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL. O NAZI-JUIZ SERGIO MORO COMETEU CRIMES DENTRO DO PROCESSO, PRIMEIRO AO VAZAR A OPERAÇÃO... EM SEGUNDO, CRIOU O CENÁRIO DA AÇÃO DE FORÇA CONTRA LULA.. é MAIS UM CANALHA A SERVIÇO DA GLOBO-MOSSACK E DO PSDB... JULGAMENTO DE LULA JAMAIS SERÁ JUSTO, COMO JÁ ACONTECEU COM OUTROS DO MENSALÃO... SE ALGUÉM TINHA DÚVIDAS SOBRE JOSÉ DIRCEU...
    Vou reativar minha filiação ao PT AINDA NESTA PRÓXIMA SEMANA... E RECOMEÇAR A CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE. VOU TIRAR A CAMISETA VELHA DO ARMÁRIO.
    A LUTA COMEÇOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Sergio Furtado Cabreira. Mestre e Doutor em Ciências - UFRGS.
    Trabalha ULBRA.

    ResponderExcluir
  2. É cristalino que o próximo passo será a prisão temporária de Lula. Só não ocorrerá se houver reação em grau suficiente.Não precisa ser adivinho.Nem mesmo versado em estratégia como o Mello.É por demais evidente esse desejo do Sr.Moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro, garoto mimado. Se for contrariado ele dá piti e faz um monte de ASNEIRAS.

      Excluir
  3. Brandão essa reação em grau suficiente, a qual você se refere começou ontem, o juiz Sérgio loro, digo toro, ou moro está cavando a cova de seu partido (PSDB) e também a de seus patrões aqueles da GLOBOSTA. Eles morrem de medo de um certo operário, que em 2018 será nosso PRESIDENTE.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

ENFRENTANDO O GOLPE 

A mídia corporativa e o governo golpista querem sufocar os blogs e sites de oposição ao golpe. Precisamos do seu apoio, da sua assinatura, e também do seu engajamento, nos ajudando a divulgar nossos blogs e sites de oposição ao golpe nas redes, republicando nossas postagens, distribuindo conteúdo para amplificar o alcance de nossas críticas.

Assinar é muito fácil, é só clicar numa das imagens, Doar ou Assinar. Todos os cartões de crédito são aceitos



Se preferir, você pode fazer sua doação diretamente na conta do Blog:

Banco Bradesco
Pipa Produções Artísticas Ltda
CNPJ: 10585813/0001-44
Agência 0213
Conta 8035-7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
O Blog do Mello, enquanto não consegue se sustentar apenas com assinantes, precisa de anunciantes, e você utiliza um bloqueador de anúncios.
Por favor, desative o bloqueador para o Blog do Mello. Obrigado.