sexta-feira, 4 de março de 2016

Ou STF chama Moro 'às falas' ou próxima jogada dele será a prisão temporária de Lula





Por muito menos (um grampo de um áudio que nunca se ouviu), o ministro do STF Gilmar Mendes chamou "às falas" o presidente Lula, queixando-se de que estaria sendo espionado...

Agora, um juiz de primeira instância, que mantém pessoas sequestradas em cárcere privado até que delatem alguém, resolveu não grampear um ministro, mas desrespeitar todo o Supremo, ordenando a condução coercitiva do ex-presidente Lula para depor na Polícia Federal de São Paulo. E fez isso passando por cima do próprio STF, que havia recebido petição de advogados do ex-presidente para esclarecimentos e ainda não havia se manifestado em resposta:

A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao STF para que decida o conflito de atribuições entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério Público Federal (Força Tarefa), para apontar a quem cabe investigar os fatos, que são os mesmos. Solicitou também medida liminar suspendendo os procedimentos paralelos até que se decida a competência conforme a lei. Ao precipitar-se em ações invasivas e coercitivas nesta manhã, antes de uma decisão sobre estes pedidos, a chamada Força Tarefa cometeu grave afronta à mais alta Corte do País, afronta que se estende a todas as instituições republicanas. [Fonte: Instituto Lula]


Pois é. Com receio de que não pudesse dar seu espetáculo, Moro atropelou o STF e transformou a condução coercitiva de Lula em fato consumado.

Com a palavra agora os ilustríssimos. Mas nos autos, em sentença. Porque em entrevistas, já se manifestaram. O ministro Marco Aurélio Mello foi um deles. Segundo Mônica Bergamo, na Folha:

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello fez críticas contundentes à decisão do juiz Sergio Moro de conduzir coercitivamente o ex-presidente Lula para depoimento.
 

"Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado", afirma ele.
 

O ministro diz que "precisamos colocar os pingos nos 'is'. Vamos consertar o Brasil. Mas não vamos atropelar. O atropelamento não conduz a coisa alguma. Só gera incerteza jurídica para todos os cidadãos. Amanhã constroem um paredão na praça dos Três Poderes."
 

A Folha conversou com outro magistrado do STF que concorda com a opinião de Mello, embora prefira não se manifestar publicamente.
 

Mello ironiza o argumento de Moro e dos procuradores de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula.
 

"Será que ele [Lula] queria essa proteção? Eu acredito que na verdade esse argumento foi dado para justificar um ato de força", segue o magistrado. "Isso implica em retrocesso, e não em avanço."
 

O fato de se tratar de um ex-presidente agravaria a situação, segundo ele.
 

Para Mello, o juiz Moro "estabelece o critério dele, de plantão", o que seria um risco. "Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros."
 

O ministro afirma ainda: "Se pretenderem me ouvir, vão me conduzir debaixo de vara? Se quiserem te ouvir, vão fazer a mesma coisa? Conosco e com qualquer cidadão?"

Ninguém duvide da audácia de Moro, seus procuradores e policiais federais, que se acham incumbidos de uma missão santa e purificadora. O próximo passo deles é a prisão temporária de Lula. O "Nine", como ele diz, em referência ao número de dedos nas mãos do ex-presidente.


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
imagem RSSimagem e-mail

Meu perfil no Facebook: Antonio Mello


Madame Flaubert, de Antonio Mello

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. O DESESPERO DA DIREITA É QUE LULA É CONSIDERADO O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL. O NAZI-JUIZ SERGIO MORO COMETEU CRIMES DENTRO DO PROCESSO, PRIMEIRO AO VAZAR A OPERAÇÃO... EM SEGUNDO, CRIOU O CENÁRIO DA AÇÃO DE FORÇA CONTRA LULA.. é MAIS UM CANALHA A SERVIÇO DA GLOBO-MOSSACK E DO PSDB... JULGAMENTO DE LULA JAMAIS SERÁ JUSTO, COMO JÁ ACONTECEU COM OUTROS DO MENSALÃO... SE ALGUÉM TINHA DÚVIDAS SOBRE JOSÉ DIRCEU...
    Vou reativar minha filiação ao PT AINDA NESTA PRÓXIMA SEMANA... E RECOMEÇAR A CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE. VOU TIRAR A CAMISETA VELHA DO ARMÁRIO.
    A LUTA COMEÇOU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
    Sergio Furtado Cabreira. Mestre e Doutor em Ciências - UFRGS.
    Trabalha ULBRA.

    ResponderExcluir
  2. É cristalino que o próximo passo será a prisão temporária de Lula. Só não ocorrerá se houver reação em grau suficiente.Não precisa ser adivinho.Nem mesmo versado em estratégia como o Mello.É por demais evidente esse desejo do Sr.Moro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro, garoto mimado. Se for contrariado ele dá piti e faz um monte de ASNEIRAS.

      Excluir
  3. Brandão essa reação em grau suficiente, a qual você se refere começou ontem, o juiz Sérgio loro, digo toro, ou moro está cavando a cova de seu partido (PSDB) e também a de seus patrões aqueles da GLOBOSTA. Eles morrem de medo de um certo operário, que em 2018 será nosso PRESIDENTE.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...