Gilmar Mendes pra plateia: 'STF não pode emitir juízo sobre mérito do processo de impeachment'




O ministro falastrão, aquele que gosta de pautar seus colegas do STF, como se fossem seus jagunços (como disse Joaquim Barbosa) a quem desse ordens, apronta mais uma.

Agora, o homem que deu dois habeas corpus seguidos para livrar a cara do banqueiro Daniel Dantas, outro para médico condenado a 278 anos por violentar 37 mulheres, e que chamou às falas o presidente Lula sobre um grampo de áudio sem áudio, quer ditar o comportamento do STF, caso venha a ser provocado sobre a votação do impeachment.

“O tribunal não pode emitir juízo sobre o mérito do processo. Essa é a jurisprudência que vem de lições clássicas do nosso constitucionalismo. Então, me parece que poderemos ter, sim, eventual impugnação quanto a decisões de procedimento”, disse Gilmar, em palestra em um hotel em São Paulo.

“Também me parece que, diante da possibilidade de impugnação [nos procedimentos], os responsáveis pela condução dos processos na Câmara [dos Deputados] e no Senado têm tomado cuidado para que não haja uma intervenção, pelo menos em casos de violação clara do devido processo legal”, acrescentou o ministro.

Gilmar Mendes ressaltou que o STF não deve “salvar” governos que não têm condições políticas. E que liminares são inócuas nesses casos. “Não são liminares que salvam governos que não podem ser salvos, que não tem condições políticas de ser salvos”, afirmou. “Falta de votos não se resolve no tribunal, a não ser que o tribunal dissesse: cada voto dado a um lado tem o peso 2.” [Leia reportagem completa na Agência Brasil]

Com a sutileza de um brontossauro, o ministro militante deveria tomar vergonha na cara, despir a toga (metaforicamente, pelamordedeus!) e disputar eleições. Assim, caso eleito, poderá deitar falação sobre o que deve ou não ser feito.

Como o caso do ministro é grave, seus colegas (com as exceções de Fux e Toffoli) parecem não lhe dar ouvidos.

O problema é que a mídia golpista adora ser pautada por ele, pois jogam no mesmo time. E da mídia os ministros supremos morrem de medo.


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
imagem RSSimagem e-mail

Meu perfil no Facebook: Antonio Mello


Madame Flaubert, de Antonio Mello