Aécio fez escola. Ele e FHC montaram esquema de compra de deputados, que Cunha copiou para ser presidente da Câmara



Quem diria que a eleição de Eduardo Cunha à presidência da Câmara de Deputados teve origem lá atrás, na década de 90, quando Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves montaram um esquema de compra de deputados para 1) aprovar a emenda da reeleição de FHC e 2) fazer de Aécio presidente da Câmara.

Segundo o empresário Sérgio Machado, em delação premiada, o PSDB (partido a que era filiado na época) montou um esquema de arromba para as eleições de 1998. Esquema, aliás, que deu origem ao chamado mensalão mineiro, que, na verdade, foi o mensalão tucano, pois a dinheirama se espalhou pelo país.

Somente o esquema de Sérgio Machado arrecadou R$ 7 milhões, sendo que Aécio teria recebido R$ 1 milhão desses 7 em dinheiro muito vivo [veja imagem, que é reprodução da delação, retirada de O Globo].

“[O objetivo era] eleger a maior bancada federal possível na Câmara para que pudessem viabilizar a candidatura de Aécio Neves à presidência da Câmara no ano 2000”. 
Com as verbas amealhadas por Machado e mais as outras da lista de Furnas (esquema confirmado por Machado em sua delação), o PSDB conseguiu montar uma bancada de 99 deputados.
Machado também disse que ouviu do ex-ministro Sérgio Motta, do governo Fernando Henrique, que Dimas Toledo era nomeado e apadrinhado por Aécio, e que “todos do PSDB sabiam que Furnas prestava grande apoio ao deputado Aécio via o diretor Dimas Toledo”. O delator também disse que Dimas “contribuiu com parte dos recursos para eleição da bancada da Câmara”. E que “parte do dinheiro para a eleição de Aécio para a Presidência da Câmara veio de Furnas”.[Fonte: O Globo] 
Esquema semelhante foi utilizado por Eduardo Cunha, que conseguiu recursos para eleger uma grande bancada de deputados, que veio a levá-lo à presidência da Câmara.

Quem diria que Aécio foi a escola de Eduardo Cunha.