Teori Zavascki anula gravações de Moro, o critica ('usurpou competência') e, ao final, lhe entrega a cabeça de Lula




Em decisão anunciada ontem, o ministro do STF Teori Zavascki anulou as gravações feitas a pedido do juiz Sergio Moro, em que foram flagrados diálogos do ex-presidente Lula com a presidenta Dilma.
“Como visto, a decisão proferida pelo magistrado reclamado [Moro] está juridicamente comprometida, não só em razão da usurpação de competência, mas também, de maneira ainda mais clara, pelo levantamento de sigilo das conversações telefônicas interceptadas, mantidas inclusive com a ora reclamante e com outras autoridades com prerrogativa de foro”.

“Foi também precoce e, pelo menos parcialmente, equivocada a decisão que adiantou juízo de validade das interceptações, colhidas, em parte importante, sem abrigo judicial, quando já havia determinação de interrupção das escutas”. 

O ministro do STF classificou como “grave” a retirada do sigilo e a divulgação dos áudio e afirmou que Moro assumiu o risco de comprometer seriamente o resultado válido da investigação. [Fonte: Jota]

Com tudo isso, em vez de estabelecer uma punição ao juiz infrator, ou ao menos afastá-lo de qualquer caso envolvendo Lula e Dilma, o ministro Zavascki, na mesma decisão em que o chamou de usurpador e declarou suas decisões ilegais, simplesmente enviou às mãos ávidas de Moro os processos sobre o triplex do Guarujá e o sítio de Atibaia, com patinho de pedalinho e barquinho de lata.

Moro já disse o que pensa sobre isso:
"A aparente ocultação e dissimulação de patrimônio pelo ex-presidente, o apartamento e o sítio, as reformas e aquisições de bens e serviços, em valores vultosos, por empreiteiras envolvidas no esquema criminoso da Petrobrás, necessitam ser investigadas a fundo. Também o último fato, o armazenamento de bens do ex-presidente, com os custos expressivos arcados pela OAS, necessitam melhor apuração", afirmou o juiz no despacho que deu aval à Operação Alethéia, nesta sexta.[Fonte: Folha]
Portanto, está reaberta a temporada de caça ao Lula, e sua prisão ou condenação, que venha a torná-lo inelegível, é a última etapa do golpe.