Blogueiro sujo pode ser o novo prefeito da segunda cidade mais populosa do Rio, São Gonçalo



Responsável durante bom tempo pelo Tijolaço, junto com o jornalista Fernando Brito, o blogueiro sujo Brizola Neto, neto do ex-governador Leonel Brizola, concorre à prefeitura de São Gonçalo, segunda maior cidade do estado do Rio em população, com mais de um milhão de habitantes. Brizola é candidato pelo PDT, fundado por seu avô, quando a ditadura lhe tomou o direito de usar a sigla PTB.


Segundo pesquisa divulgada esta semana, Brizola está em quinto lugar. Mas a disputa está muito embolada e, dentro da margem de erro de 4%, ele poderia estar em primeiro, embora seja pouco conhecido pelo eleitor, o que mostra o grande potencial de crescimento de sua candidatura.
A pesquisa GPP/O SÃO GONÇALO aponta que quase a metade dos eleitores gonçalenses, 47,8%, ainda não têm candidato definido para prefeito. Entre eles estão 28,2% que têm candidato, mas ainda podem mudar (eleitorado flutuante) e 19,6% de eleitores indecisos. À indefinição dos eleitores com relação ao seu candidato a prefeito, se soma outro dado relevante, revelado pela pesquisa, que é o número de gonçalenses que pretendem anular o voto ou não comparecer no dia da votação: 21,8% ou cerca de 150 mil eleitores.[Fonte: O São Gonçalo]
Quando governador do estado, Brizola construiu nada menos que 50 CIEPS em São Gonçalo, grande parte deles hoje desativado. Brizola pretende refazer os chamados brizolões (como o povo chama carinhosamente os CIEPS) e defender a memória do avô, talvez o político mais querido no município.

Acho que se não houver imprevisto, um blogueiro sujo vai ser prefeito de São Gonçalo. Ou, como dizem, "É nóis!".

Observação importante para os leitores do blog: faço parte da equipe de comunicação da campanha de Brizola.