Lula virou réu e vai ser condenado sem provas, como Dirceu, Genoíno e Dilma

A reação tinha que ter sido tomada lá atrás, quando Gilmar Mendes chamou o então presidente Lula às falas no caso do grampo sem áudio e Lula não só aceitou a chamada como demitiu o diretor da Polícia Federal, sem provas.

Ou poderia ter vindo mais adiante , quando José Genoino foi enquadrado no mensalão apenas para completar número suficiente para o crime de formação de quadrilha. Sem provas.

Ou quando José Dirceu foi condenado também sem provas, o que ficou registrado no voto da ministra Rosa Weber: "Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.

Ou agora, recentemente, quando a presidenta Dilma e seus mais de 54 milhões de votos foram impichados, sem crime de responsabilidade, sem provas.

Agora, o juiz Moro transformou o ex-presidente Lula em réu. Vai haver grita e todo o procedimento de defesa. E também muita lama diária nos jornais e na Globo. Mas o final vai ser o mesmo: Lula vai ser condenado, também sem provas.

O último passo vai ser cassar o registro do PT como partido. Mais uma  vez sem provas. Mas tudo dentro de uma aparência de perfeita legalidade , com muito republicanismo , como gostava de dizer o ex-ministro Cardozo.

No fim, isso tudo vai se transformar
Num tempo
Página infeliz da nossa história
Passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações...

Republicanamente.