Os que odeiam Lula não o perdoam por não ter fracassado. E é por isso que ele é amado pelo povo: o sucesso de Lula é o dele

Lula e o povo. O povo e Lula
A última pesquisa Datafolha mostra Lula liderando em todos os cenários no primeiro turno. E subindo. No segundo, ganha de todos os demais e perde apenas para Marina. Mas isso é por enquanto. A distância que os separava já foi muito maior e logo ele vai passar Marina também. É preciso não esquecer que Lula vive sob ataque da mídia desde o primeiro dia em que assumiu a presidência até hoje. Enquanto com Marina acontece o oposto: é incensada desde que saiu do PT.

[ATUALIZAÇÃO EM 15/02/2017: Pesquisa CNT/MDA publicada hoje mostra que Lula subiu, vence todos os adversários com em torno de 20 pontos de vantagem e na disputada individual de um hipotético segundo turno venceria também Aécio, por 39,7% a 27,5%; o golpista Temer, por 42,9% a 19%; e Marina, por 38,9% a 27,4%]

Mas por que Lula continua tão popular, apesar do gigantesco e impiedoso ataque lhe fazem? E por que o ódio ao Lula?


As duas perguntas têm a mesma resposta, que expus no título da postagem. O ódio da elite ao Lula é porque ele não fracassou, como estava no script mental desenhado por seus adversários.

Quem não se lembra da conversa corrente, logo após a primeira eleição de Lula sucedendo o "Príncipe" Fernando Henrique Cardoso? Declarações atribuídas a ele e a seu grupo informavam que FHC achava que a hora era mesmo de Lula, que era preciso deixá-lo chegar lá para ver que aquilo seria um passo além de suas pernas. Lula fracassaria e FHC ainda voltaria nos braços do povo quatro anos depois.

Lula sabia disso. Tanto que sempre destacou uma frase: Eu não tenho o direito de errar. Porque ele sabia que sua chegada ao poder era a chegada do povo ao poder pela primeira vez na nossa história. O sucesso de Lula seria o sucesso do povo. E assim foi.

Isso fica bem claro nesse excelente jingle de sua segunda campanha. Prestem atenção no que diz a letra. Está aí a razão do ódio da elite. E do amor do povo por Lula.



Lula de Novo

Não adianta tentarem me calar
Nunca ninguém vai abafar a minha voz
Quando o povo quer, ninguém domina

O mundo se ilumina, nós por ele e ele por nós
O mundo se ilumina, nós por ele e ele por nós

O Brasil quer seguir em frente

Com o primeiro homem do povo presidente
Ele sabe governar com o coração
E governa pra todos com justiça e união
É o primeiro presidente que tem a alma do povo

E tem a cara da gente
São milhões de Lulas povoando este Brasil
Homens e mulheres noite e dia a lutar

Por um país justo e independente
Onde o presidente é povo
E o povo é presidente

Por um país justo e independente
Onde o presidente é povo
E o povo é presidente

Nós estamos aqui de novo...

[Coro]: Cantando!

Um sonho novo...

[Coro]: Pra sonhar!

Nós estamos aqui de novo...

[Coro]: Lutando!

A esperança não se cansa...

[Coro]: De gritar:

[Coro]: É Lula de novo, com a força do povo!

[Coro]: É Lula de novo, com a força do povo!

[Coro]: É Lula de novo, com a força do povo!

[Coro]: É Lula de novo, com a força do povo