Janaína Paschoal propõe Minha Cadeia, Minha Vida como solução para o problema nos presídios


Ainda sem ter apresentado relatório algum sobre a situação em que se encontram os banheiros do parque do Ibirapuera, em São Paulo, como prometeu há poucos dias pelo Twitter, Janaína Paschoal, advogada da ação do impeachment da presidenta Dilma, tem solução para o problema dos presídios no Brasil — a construção de mais presídios, naquilo que poderíamos chamar de projeto Minha Cadeia , Minha Vida.

Os especialistas têm alardeado que é preciso prender menos. Discordo. Seguidos os trâmites legais, parece ser mais coerente pedir Cadeia para Todos! Cadeia para todos que merecem, começando de cima para baixo, pois a punição dos poderosos tem maior efeito dissuasório que todas as outras medidas preventivas juntas.[Fonte: 360]

Nesse artigo publicado no site 360, a doutora Paschoal segue em seu raciocínio binário, de quem só consegue ver os que querem soltar e os que querem prender, sem levar em conta os dados horripilantes do nosso sistema , que indicam que quase metade dos presos no Brasil não foram sequer julgados.

Quatro em cada dez presos no Brasil estão atrás das grades aguardando um julgamento. Em mais de um terço das unidades, 60% deles estão há mais de 90 dias na cadeia, prazo tido como o minimamente razoável para que ele conheça sua sentença. Os dados fazem parte do novo Infopen, o sistema de informações estatísticas do sistema penitenciário, divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ministério da Justiça.
Em alguns estados, o percentual de provisórios há mais de 90 dias nos presídios é alarmante. No Ceará, o índice chega a 99%; em Alagoas, 93% estão há mais de três meses à espera do encerramento da instrução de seus processos.[Fonte: G1]