Bastou entrar tucano na delação que bicudos batem de frente. Gilmar Mendes diz que Moro passou dos limites


Enquanto era só o PT a apanhar da Operação Lava Jato, a paz reinava no andar de cima e eles apareciam trocando carícias e risadinhas amigáveis. Mas bastou surgirem citações envolvendo nomes de tucanos - e tucanos graúdos, de bico grande, como Aécio, Serra, Alckmin, até o príncipe da Hipocrisia FHC - para que a paz fosse chutada para o mato, porque o jogo é de campeonato, e os bicudos começam a se desentender.

Numa entrevista à Rádio Gaúcha ontem, o ministro do STF e presidente do TSE, Gilmar Mendes, criticou a menina dos olhos do juiz Moro na Lava Jato: a prisão preventiva interminável, até que o preso delate.

"A prisão provisória no nosso sistema é excepcional. Não é para que a pessoa delate ou faça a confissão de crimes. Não é um mecanismo substitutivo das antigas torturas", afirmou o ministro. "A prisão preventiva alongada, por si só, em casos em que já houve busca e apreensão, documentos estão a salvo de destruição, não se justifica", explicou.
Segundo Gilmar Mendes, não é possível admitir um estado de exceção por causa da "lava jato" e afirmou ser uma falácia que o combate à corrupção é mérito desta operação. O ministro lembrou que durante o julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, houve o combate a corrupção e o processo foi julgado sem que ninguém fosse preso preventivamente.

Não satisfeito, o ministro partiu para cima dos Procuradores que combatem a Lei de Abuso de Autoridade. Todo mundo sabe que os da Lava Jato são os mais ativos deles.

"Fazer campanha, como esse pessoal de Curitiba está fazendo, contra a lei, não está nas suas funções. Eles são agentes públicos. O Brasil ficou psicodélico. O funcionário público brigar contra uma formulação legislativa, em um cargo de procurador da República, e pedir apoio popular contra uma decisão do Congresso. Isso é legítimo?", questionou.
"Quando vejo pessoas fazendo campanha contra a lei, eu acho graça, porque parece que elas têm o direito de cometer abuso. Quando eu vejo esses rapazes colocando vídeos na internet, eles estão, na verdade, enganando a torcida. É uma grande irresponsabilidade. Estão violando a lei do Ministério Público e tentando, na verdade, continuar a ter o direito a abusar", afirmou. [Fonte: Conjur]

Tucano em gaiola é proibido até pelo Ibama.

Apoie o Blog do Mello e a mídia alternativa. Saiba como