O cinismo do dono da JBS que flagrou Temer e Aécio: há 3 meses ele disse que só conhecia corrupção 'pela TV'

Joesley com Meirelles, que foi controlador e presidente do banco do Grupo

Além de se mostrar um empresário oportunista e inescrupuloso, que compra frigoríficos e os mantém fechados para quebrar a concorrência, segundo denúncia da senadora Kátia Abreu, Joesley Batista, que flagrou e mostrou ao Brasil a corrupção explícita de Temer e Aécio, revela-se um cínico: há três meses, numa entrevista à Folha de S.Paulo, Joesley disse que só conhecia corrupção como Zeca Pagodinho conhecia o caviar - de ouvir falar, no caso de Joesley, "só pela TV".

Dono da JBS, o empresário Joesley Batista diz que não sabia que a corrupção era disseminada no Brasil até o início da Operação Lava Jato.
"Eu não sabia. Eu não tinha conhecimento do que estou vendo na televisão. Estou perplexo."
Ele afirma que o tema não o preocupava nem ao grupo J&F, mas que "a corrupção é ruim para o empresário".

 Relacionamento com Lula


. [Qual seu relacionamento com o ex-presidente Lula?]
Ao contrário do que a lenda urbana fala, de que nós temos contato, que temos amizade com o presidente Lula.
Em 2000, antes do governo Lula, já havíamos nos tornado a maior empresa do nosso setor. Antes de o presidente Lula assumir. O presidente Lula assumiu em 2003, eu vim a conhecer ele em 2013.
 
. Mas o senhor participava das reuniões que Lula fazia com os empresários.
A mesa redonda? Sim, eu fui. Mas aquilo era muito grande, muita gente.
Em nenhuma dessas eu consegui conversar pessoalmente. Eram umas 30 pessoas. Ele passava, cumprimentava. Passava aquele monte de gente. Eu participei, dei minha opinião.
 
. Como foi o encontro em 2013?
Sabe que essa lenda de filho do Lula [de que o filho de Lula seria sócio da JBS]. Um dia rodou na internet a foto de uma fazenda [que seria do filho do Lula]. E aí me ligaram lá do Instituto Lula, nunca tinha ido, e fui lá. Pensei: que diabo é isso?
Chegando lá, qual era o assunto? Era o presidente Lula com esse negócio. Porque teve uma época que isso do filho do Lula pegou uma dimensão... Eu não conheço os filhos do Lula, nunca estive com os filhos do Lula. Essa lenda de Lula, de PT, ela é tão curiosa, porque nunca fez parte do meu círculo, do nosso.
 
. Mas o que o Lula queria? Mostrar uma foto?
Era isso. Porque chegou uma hora que... Acho que tanto nós quanto ele... Acho maluco aquilo. Mas chegou uma hora que... Tanto é que, depois desse momento, colocamos no site nosso que "não é do Lula". Passamos a tratar desse assunto para combater...
 
. Ele pediu para vocês ajudarem na comunicação disso?
É. [Lula disse que] Vocês têm de fazer alguma coisa, porque "Friboi do Lula, Friboi do Lula"... Não tenho nada a ver com isso. Vocês aí estão fazendo propaganda. A marca é sua. Foi aí que falei: é mesmo, esse troço está tomando proporções. Mas é uma lenda. Assim como é uma lenda essa história do BNDES.

Sobre as relações do grupo com o BNDES


. O que é uma lenda [nessa história do BNDES]?
Essa história das relações nossas, que o BNDES ajudou, que o BNDES fez. Ele comprou ações e eu vendi. É diferente de empréstimo. Ele comprou. Se ele quiser ser dono dessas ações para o resto da vida, não tenho nada a fazer.


Apoie a mídia alternativa. Considere assinar o Blog do Mello agora


Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento