Efeito Trump: Latinas sem documento têm mais medo de Trump do que de seus abusadores


Desde que Trump foi eleito, caiu o número de denúncias de abuso sexual e violência doméstica feitas por latinas que não têm visto de permanência nos Estados Unidos. Elas têm mais medo de serem deportadas do que de seus abusadores, por isso não procuram a Justiça para se defender.

O New York Times publica reportagem denunciando a situação dessas mulheres. Uma delas, Cristina, que pediu que seu sobrenome não fosse citado, por receio, disse que era vítima de violência cometida pelo marido. Resolveu denunciá-lo no ano passado, mesmo não tendo visto de permanência nos Estados Unidos.  É que a lei assegura o visto a mulheres em situação de abuso e violência.

Mas, com a eleição de Trump mudou de ideia. Disse que agora tem medo não apenas do marido, mas também do governo dos Estados Unidos. E pediu a seu advogado para cessar a ação.

La violencia doméstica siempre ha sido un delito particularmente difícil de procesar. A las víctimas usualmente les lleva años buscar ayuda y se les tiene que convencer de testificar en contra de sus agresores. Para muchas víctimas indocumentadas, dar ese paso se ha vuelto todavía más difícil debido a que temen que el gobierno las detendrá y deportará si denuncian.
Ello, a pesar de que pueden volverse acreedoras a la llamada visa U, con la cual víctimas de ciertos delitos reciben autorización para quedarse en Estados Unidos si auxilian a la policía en el caso. La promesa de esa visa a menudo ayuda a convencer a las víctimas de abuso y violencia doméstica a solicitar ayuda.
Desde la elección de Donald Trump, las denuncias de abuso sexual y violencia doméstica entre la comunidad latina han disminuido drásticamente en todo el país y muchos expertos atribuyen ese declive al temor a la deportación. [Fonte: NYT]

Apoie o Blog do Mello e a mídia alternativa. Saiba como