Há 7 anos, o soldado Bradley revelou documentos que deram origem ao Wikileaks. Sai da cadeia amanhã, como Chelsea Manning


O mundo mudou e o soldado Bradley também. Há sete anos, o soldado Bradley, do exército dos Estados Unidos, divulgou 700 mil documentos secretos do governo dos EUA. Segredos de guerra, como o ataque de um helicóptero Apache a civis [veja vídeo ao final da postagem], foram divulgados pelo Wikileaks, especialmente criado para isso.

O fundador do Wikileaks, Julian Assange nunca se entregou e hoje vive como refugiado na embaixada do Equador em Londres.

O soldado Bradley foi preso e condenado há 35 anos por traição.

Mas isso é só parte da história. Preso, Bradley revelou seu drama de ser uma mulher num corpo de homem. Transformou-se em Chelsea Manning, mas vivia presa numa solitária, onde cumpria sua pena. Tentou suicídio duas vezes.

Finalmente, dias antes de deixar o cargo, o ex-presidente Obama comutou a pena de Chelsea, que amanhã volta à liberdade.

Ilustrando esta postagem, uma das raríssimas imagens de Chelsea Manning. A seguir, o vídeo, onde soldados dos EUA parecem estar brincando num videogame assassinando civis no Iraque.





Apoie a mídia alternativa. Considere assinar o Blog do Mello agora


Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento