Ex-sócio do Itaú, presidente do Banco Central comemora: 'Domamos a inflação'. Já os 14 milhões de desempregados...



"Quebramos a espinha dorsal da inflação nos últimos 12 meses", disse o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, logo após a divulgação do relatório trimestral de inflação, ontem [22/06], que trouxe a projeção de 3,8% para o IPCA deste ano, abaixo da meta de 4,5%.[Fonte: Valor]

Bom, o presidente do Banco Central, que até outro dia era sócio do Itaú e seu economista-chefe está comemorando. O banco do qual foi sócio também. Basta observar o lucro dos principais bancos no primeiro trimestre deste ano na imagem reproduzida aqui. Para eles, a inflação domada também foi grande negócio.




Agora, o lado de quem pagou para que a inflação ficasse lá embaixo está reclamando de estômago vazio: 14 milhões de desempregados. Deterioração de todas as áreas da economia brasileira (menos o setor financeiro, é claro).

Em relação ao mesmo trimestre de 2016, houve redução de trabalhadores nos setores de construção (-9,5% ou -719 mil pessoas), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura (-8,0% ou -758 mil pessoas), indústria geral (-2,9% ou -342 mil pessoas) e serviços domésticos (-2,9% ou -184 mil pessoas). Apenas o grupamento de alojamento e alimentação teve alta (11% ou mais 493 mil pessoas). [Fonte: G1]

Parece aquele médico que resolveu o problema de sobrepeso de um obeso simplesmente proibindo-o de comer. Não tem como ganhar peso sem se alimentar. Nem pode ter inflação sem atividade econômica.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento