Espanha pede oficialmente ao Brasil prisão de Ricardo Teixeira por corrupção em caso que envolve Rede Globo


Chegou as mãos do Ministério Público Federal o pedido oficial de prisão do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, feito pela Espanha. O caso envolve corrupção na venda dos direitos de transmissão da Copa do Mundo, logo, envolve a Rede Globo.

Além da investigação naquele país, que já tem preso o ex-presidente do Barcelona Sandro Risel, a papelada vai ser enviada ao Brasil para que o MP daqui faça suas investigações.

Teixeira é acusado de lavagem de dinheiro e de ter faturado 8,3 milhões de euros (ao câmbio de hoje, mais de R$ 30 milhões) de forma fraudulenta, na transação milionária da venda dos direitos de transmissão da Copa do Mundo no Brasil.

O cartola brasileiro é acusado de lavar milhões de euros junto com Sandro Rosell, ex-presidente do Barcelona. O dirigente catalão está preso há cerca de dois meses na Espanha. Já Teixeira permanece livre no Brasil.
O ex-presidente da CBF também já foi denunciado na Justiça dos EUA por ser um dos comandantes de um esquema de lavagem de dinheiro e de recebimento de propina na venda de direitos de torneios montado por dirigentes da Fifa.
Em entrevista à Folha em junho, o presidente da CBF recusou negociar uma delação premiada com as autoridades norte-americana e disse que se sentia protegido no Brasil.
"'Tem lugar mais seguro que o Brasil? Qual é o lugar? Vou fugir de quê, se aqui não sou acusado de nada? Você sabe que tudo de que me acusam no exterior não é crime no Brasil. Não estou dizendo se fiz ou não'', afirmou o cartola. [Fonte: Folha]




Apenas para constar: Quem ganhou os direitos de transmitir as Copas com exclusividade foi a Rede Globo. Juntando as peças da Espanha, dos EUA e as do Brasil, vamos ficar sabendo se a Globo era a virgem do bordel ou estava no esquema também, como confessou ao FBI outro intermediário e sócio da Globo J. Háwilla.

A procuradoria do Brasil disse que ainda não havia tomado providências porque não fora comunicada oficialmente pela Justiça espanhola. Agora não tem mais essa desculpa.

As coisas já estiveram mais calmas no Jardim Botânico...


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil


Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento