Encontrado o corpo de Santiago Maldonado na Argentina. No Brasil, o de Amarildo segue desaparecido há 4 anos


Foi identificado na sexta-feira o corpo do tatuador Santiago Maldonado, de 28 anos, cujo desaparecimento há quase três meses chocou a Argentina. O corpo estava no rio Chubut, no meio das extensas terras da Patagônia argentina.

O juiz que cuida do caso disse que a autópsia realizada determinou que ele não tinha ferimentos.

No entanto, a causa da morte ainda é desconhecida.
"Pudemos olhar o corpo, o que reconhecemos foram as tatuagens de Santiago, por isso estamos convencidos de que é Santiago", disse Sergio, seu irmão, à mídia. [Fonte: BBC]

O corpo havia sido encontrado na terça-feira, na província de Chubut, no sul do país, onde o artesão e ativista foi visto em 1 de agosto pela última vez durante um protesto mapuche.

Não se sabe ainda a causa da morte. No entanto, testemunhas afirmam que Maldonado foi visto pela última vez numa manifestação a favor dos mapuches. Ele teria sido preso e jogado dentro de um carro da polícia.

Seu desaparecimento provocou verdadeira comoção na Argentina, que ainda não se recuperou da sangrenta ditadura militar naquele país.


No Brasil, continua desaparecido o corpo do pedreiro Amarildo de Souza, quatro anos após sua morte sob tortura por policiais militares na Rocinha, Rio de Janeiro.

Sua família até hoje não teve direito ao corpo para providenciar o enterro digno. Tampouco recebeu a indenização que o estado lhe deve.

Em junho do ano passado, a 4ª Vara de Fazenda Pública do Rio de Janeiro definiu o pagamento de R$ 3,5 milhões à mulher e aos filhos de Amarildo, mas, após recursos, a sentença aguarda a deliberação dos desembargadores da 16ª Câmara Cível.
Os magistrados deverão julgar um recurso da família, que pede aumento da indenização; e um do estado, que requer o contrário. Segundo o advogado Eduardo Cruz, um dos que atua no caso, mesmo se não houvesse recurso, a decisão precisaria ser confirmada pelos desembargadores, porque envolve dinheiro público. [Fonte: Agência Brasil]
Onde está Amarildo?

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog

Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento