Stephen Hawking autoriza publicação de sua tese de doutorado na web. Procura é tanta que derruba site de Universidade


Stephen Hawking autorizou que sua tese de doutorado, escrita em 1965, quando ele tinha 24 anos, fosse liberada para consulta pública na íntegra. São 134 páginas intituladas "As Propriedades de um Universo em Expansão".

A tese foi publicada hoje e a procura é tanta que o site da Universidade de Cambridge ficou fora do ar duas vezes por excesso de demanda (quando fui lá verificar estava fora do ar. Veja link ao final da postagem. Quem sabe você dê sorte)..


Em menos de doze horas - o texto foi publicado à meia-noite local - cerca de 30 mil pessoas acessaram o documento que agora é público.

O físico, considerado um dos mais respeitados por seu trabalho na explicação do Universo, disse que ele permitiu a publicação da tese para "inspirar as pessoas".

"Qualquer um, em qualquer lugar do mundo, deve ter acesso livre e ilimitado não só à minha pesquisa, mas a todo o excelente trabalho que foi feito através da compreensão humana", acrescentou.

"É maravilhoso ouvir quantas pessoas mostraram algum interesse e baixaram minha tese. Espero que não fiquem desapontados agora que finalmente podem lê-la". [Fonte: BBC]

Você pode conferir a tese aqui, caso não esteja fora do ar. Quando verifiquei, estava.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog

Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento