Dados do CNJ mostram que 71% dos juízes recebem salários acima do teto constitucional. No Paraná, são 76%. Moro é um deles

Juiz Sergio Moro

Juízes, teoricamente os responsáveis por fazer cumprir a Constituição, são os primeiros a desrespeitá-la mensalmente ao admitirem receber salários acima do determinado na Lei Maior do país.

Segundo reportagem de O Globo, 71,4% dos magistrados estão fora da lei.

Folhas de pagamento entregues este mês ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por tribunais de todo o país mostram que, ao menos nas cortes estaduais, receber remunerações superiores ao teto constitucional é regra, não exceção. Levantamento do Núcleo de Dados do GLOBO, com base nas informações salariais divulgadas pela primeira vez pelo CNJ, aponta que, nos últimos meses, 71,4% dos magistrados dos Tribunais de Justiça (TJs) dos 26 estados e do Distrito Federal somaram rendimentos superiores aos R$ 33.763 pagos aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) — valor estabelecido como máximo pela Constituição.

A própria presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, dá sua interpretação, abrindo exceção ao que não está escrito na Constituição. Segundo a ministra afirmou ao 360, “ nem sempre o que está acima do teto, se tomar 1 dado só, por exemplo o vencimento de 1 mês que tenha gratificação natalina ela pode, somada, chegar ao extra-teto e não é ilegal”. Isso, repito, não está na Constituição.

No estado do Paraná, centro do Lava Jato, na chamada República de Curitiba, o número de magistrados recebendo acima do teto é ainda maior: 76%.

Moro acima da lei


O juiz Sergio Moro é um deles, como mostra imagem a seguir que é um print da remuneração de Moro no mês de setembro deste ano.

Recibo de setembro de 2017 de Sergio Moro acima da lei


Aqui mesmo no blog já mostrei outros recibos em que Moro teve vencimentos acima do teto.

Recibo de MoroRecibo de Moro



Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos