De Euclides da Cunha para presidente do TRF-4, trineto de coronel que combateu, e morreu, em Canudos: 'O sertanejo é, antes de tudo, um forte'

Lula sertanejo

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores é sobrinho trineto do coronel Tomás Thompson Flores, que participou da quarta expedição do Exército em Canudos e morreu em combate.

Sua turma vai, amanhã, dia 24, julgar em segunda instância a sentença do juiz Sergio Moro, que condenou Lula a nove anos e meio de prisão pela posse de um apartamento que está penhorado para pagar dívidas de seu real proprietário, a OAS.

Três desembargadores do Tribunal presidido pelo sobrinho trineto do coronel vão decidir mais uma batalha contra um outro líder popular sertanejo a quem tentam dobrar a espinha. Por isso, não custa lembrar aqui palavras do escritor Euclides da Cunha sobre o sertanejo, em seu Os Sertões.

O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral.
A sua aparência, entretanto, ao primeiro lance de vista, revela o contrário. Falta-lhe a plástica impecável, o desempeno, a estrutura corretíssima das organizações atléticas.
(...) Entretanto, toda esta aparência de cansaço ilude.
Nada é mais surpreendedor do que vê-la desaparecer de improviso. Naquela organização combalida operam-se, em segundos, transmutações completas. Basta o aparecimento de qualquer incidente exigindo-lhe o desencadear das energias adormecidas. O homem transfigura-se. Empertiga-se, estadeando novos relevos, novas linhas na estatura e no gesto; e a cabeça firma-se-lhe, alta, sobre os ombros possantes aclarada pelo olhar desassombrado e forte; e corrigem-se-lhe, prestes, numa descarga nervosa instantânea, todos os efeitos do relaxamento habitual dos órgãos; e da figura vulgar do tabaréu canhestro reponta, inesperadamente, o aspecto dominador de um titã acobreado e potente, num desdobramento surpreendente de força e agilidade extraordinárias.

E o sertão já virou mar





Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello