Janio: 'Se a OAS comprava a intervenção de Lula para obter contratos na Petrobras, por que gastar milhões em suborno de dirigentes? '

Imagem do prédio onde está o triplex e trecho de registro do imóvel em nome da OAS

A pergunta do jornalista Janio de Freitas em sua coluna deste domingo na Folha é de uma clareza cristalina: Se a OAS comprava, e pagava com o apartamento, a intervenção de Lula para obter contratos na Petrobras, por que precisaria gastar tantos milhões em suborno de dirigentes da Petrobras, para obter os contratos?

Pois é, pra quê? Diretores da Petrobras receberam centenas de milhões de dólares de suborno para aprovar contratos com uma empresa (OAS) que havia subornado o presidente da República e, logo, com poder para dar ordens na Petrobras - inclusive demitir seus diretores? Pra quê?

E também: por que milhões de dólares para diretores e apenas um triplex no Guarujá para Lula, ainda assim com 50 das 79 parcelas pagas por dona Marisa?

É o que será julgado em segunda instância na próxima quarta pelo TRF-4.

A OAS, portanto, retribuía um favorecimento que não houve. Marisa Letícia da Silva comprou e pagou a uma cooperativa de bancários por quotas de uma incorporação, para nela ter um apartamento que não recebeu. A incorporação passou à OAS, por dificuldades da cooperativa. O prédio, paulista com sorte de ser à beira-mar, por isso mesmo foi vetado por Lula, que pressentiu o assédio a perturbá-lo na praia.
Cotas ou prestações não foram mais pagas, não houve escritura nem de promessa de compra e venda, o apartamento passou a garantir dívidas da OAS. Mas na quarta-feira três juízes, dois deles do time dos obcecados, vão julgar o recurso de Lula contra nove anos e meio de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção retribuída com o apartamento não recebido.



Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello