terça-feira, 18 de julho de 2006

O país dos 'indignados úteis'

"Lula e o mensalão, os males do Brasil são"
- Mantra dos Indignados úteis

Quando criei a expressão nunca imaginei que pessoas tão inteligentes, espertas, cultas e interessantes um dia parariam aqui neste blog. Mas, foi só eu fazer a postagem aqui abaixo sobre o divertido blog do Reinaldo Azevedo, para elas aparecerem. Como borboletas monarcas, chegaram aqui em panapaná. Sem cerimônia invadiram a área de comentários, mas, especialmente, entupiram minha modesta caixa postal com suas mensagens raivosas.

Muitos indignados por serem chamados de "indignados úteis" - embora a designação não atinja a todos. O "indignado útil" não é um indignado qualquer. Nem é - como eles parecem crer - todo aquele que critica o presidente e quer vê-lo longe do Palácio do Planalto, porque acha que Alckmin (ou outro candidato qualquer) será melhor para o país.

O "indignado útil" é uma categoria especial dentro da classe dos indignados. Guarda parentesco com o "inocente útil", usado como massa de manobra. Dois aspectos os diferenciam: primeiro, o "indignado útil" não tem nada de inocente; segundo, o "inocente útil" achava que agia para o bem do Brasil, já o "indignado útil" quer que o Brasil se dane, o que ele deseja é ferrar Lula e o PT - ou, no dizer honesto de seu porta-voz, "ver-se livre dessa raça pelos próximos 30 anos".

Se ainda não está claro, dou um exemplo de "indignado útil": Diogo Mainardi. Basta ler sua última coluna, onde ele declara que vai tapar o nariz e votar em Alckmin, mesmo achando que "Geraldo Alckmin é um mau candidato, tem um mau partido e, se eleito, será um mau presidente". O país que se dane, desde que Lula e o PT saiam do poder. Eis o "indignado útil".

11 comentários:

  1. Anônimo18.7.06

    O Mainardi não tá nem aí. Ele já falou que vai fugir do país com medo dos processos.

    ResponderExcluir
  2. "O país que se dane" é continuar com o líder da quadrilha no poder. Se você leu o que Diogo escreveu durante o governo Lula, saberia que ele está falando em votar no menor dos males.
    Aliás, precisamos nos livrar da "raça" petista sim, até pelo bem da esquerda nacional. Mas talvez isso seja profundo demais para uma análise rasa de "bom x mau" como pretende fazer aqui.

    ResponderExcluir
  3. Luís Clemente18.7.06

    Melo, você se esqueceu de outra característica dos indignados úteis. Eles se acham os portadores da verdade. De uma verdade profunda, como disse o Ricardo no comeentário. Não importa se o governo tem mais de 2/3 da população de aprovação, eles acham que tem que sair. Porque acham que o povo é burro, ignorante não sabe avaliar a realidade, como eles.

    ResponderExcluir
  4. bueno18.7.06

    Tive que dar uma olhadinha no blog preferido dos "indignados úteis" mello. E realmente o cara é o ótimo exemplo dessas pessoas! Cada post é uma nova crítica sem base ao PT! Pra quem ficou achando ruim sobre o que você disse sobre o blog do reinaldo, e te chamam de petista. É só mandar eles darem uma lida melhor no blog e ver que também há posts que mostram erros ou críticas ao governo lula. Ou seja, não há posição de esquerda ou direita aqui não gente, o que há, é um análise correta(bom, não sei se é uhuhuhu)sobre fatos políticos!

    Só que como você disse, os "indignados úteis" não estão nem aí pra colocar a cabeça pra funcionar, querem é o PT longe dali mesmo, mesmo que o governo PSDB seja uma bela porcaria!

    ResponderExcluir
  5. Qual a estratégia do candidato a reeleição Luiz Inácio Lula da Silva? A primeira e principal: não cometer erros. E é por isso que Lula nem parece que ser tão candidato assim. São recomendações da cúpula de seu partido, o PT, esfriar a campanha para evitar riscos. Essa e outras estratégias estão em cartilhas do partido, intituladas "os dez mandamentos da reeleição".

    Veja a notícia compelta em meu blog, como também o conteúdo da cartilha

    http://blogdopatrick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Anônimo18.7.06

    E', o mundo esta em guerra!!!

    ResponderExcluir
  7. Marcelo18.7.06

    Veja que curioso : seu único post com mais de 4 comentários é exatamente o que trata do Reinaldo. E é comentado quase que exclusivamente por seus ( dele ) leitores.
    Deve ser triste, pregar para o deserto.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo18.7.06

    discordo veementement de seus comentarios e de seus raciocinios. E sim, soh estou aqui por causa do seu comentario a respeito do Reinaldo Azevedo, e nao por sua causa. O que nao me torna de maneira nenhuma, raivoso, apenas nunca tinha ouvido falar de voce a nao ser quando o Reinaldo foi bonzinho e te citou...

    De qualquer maneira, quando voce diz "O país que se dane, desde que Lula e o PT saiam do poder", voce leva o seu leitor inocente inutil ao erro. O pais jah estah se danando com Lula (eh soh comparar com o resto do mundo...) . Sem Lula e o PT passaria a se danar menos, seja quem for o presidente. O mau que Lula e o PT fizeram ao pais neste 4 anos em que o mundo inteiro (menos o Brasil....) cresceu a taxas raramente vistas eh diariamente citado por Reinaldo e no ex-Primeira Leitura. Por que, ao inves de expor a sua inveja, voce nao debate os argumentos dos dois? As criticas que eles fazem a Lula e ao PT? Aih sim teremos o bom debate. Defenda o governo Lula e prove que que ele seria melhor do que, sei lah, o Marronzinho, como presidente... talvez assim voce possa ser levado a serio pelos seus proprios meritos...

    Saudacoes

    Paulo

    ResponderExcluir
  9. Francisco Amaro18.7.06

    Os "indignados úteis" - grande sacada! - são também fundamentalistas, como os comentários aqui deixam claro. São incapazes de perceber que o crescimento pífio do país foi obra de FHC, a qual o PT, por falta de alternativa, ou covardia, só fez reproduzir. O incrível, para esses, é que o país melhorou, e melhorou para quem mais precisa.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo18.7.06

    sim, melhorou para os banqueiros.... quem realmente precisa... he he he enquanto isso Lula usa o bolsa-esmola da mesma forma que os sinhozinhos do NE usavam o voto de cabresto. Eh o coronel Lula! Nao eh a toa que apenas no NE (por que serah hein???) que Lula lidera as pesquisas....

    ResponderExcluir
  11. Claudio18.7.06

    OK, li seu artigo para o JB e vocÊ não disse o que pensa de LUla, apenas relatou o que aconteceu ou está acontecendo com ele. Não se posiciona em momento algum. Talvez seja isso que deixa vc com tanta inveja de Reinaldo Azevedo: ele pode ser um idiota mas é um idiota que se posiciona e revela o que realmente pensa. Mas vc faz marketing político... quem vive da grana desses políticos calhordas não pode se posicionar não é?

    ResponderExcluir