A PM e a Polícia Civil do Rio são um retrato do Brasil

Comandantes-gerais da PM do Rio

A foto aí acima mostra dois comandantes da PM, o comandante-geral que se foi e o que acaba de entrar em seu lugar. O que me chama a atenção é que os dois são negros. E também, só de memória, acho que tivemos nos últimos anos pelo menos mais dois comandantes-gerais da PM negros. Várias vezes, em reportagens de TV, vemos entrevistas com negros ocupando postos de destaque na PM.

Já na chefia da Polícia Civil não me recordo de um único negro. Todos brancos. E também nas principais delegacias, onde há até delegadas e investigadoras brancas, louras, que posam para fotos com salto alto e metralhadora nas mãos.

E, para terminar as coisas que me chamam atenção nas polícias do Rio, a PM ganha salários de três a seis vezes menores que os policiais civis. O que pode significar que um comandante-geral da PM tenha que trabalhar um ano inteiro para receber o que o Chefe da Polícia Civil recebe em dois meses.

Curioso país o nosso: exceto no esporte e nas artes, sempre é possível saber quem está ganhando mais ao olhar a cor da pele das pessoas.

Leia também:

» Diretor de Jornalismo da Globo, Ali Kamel quer a remoção das favelas?

» Desempenho de alunos cotistas é semelhante ao dos demais universitários

» Os pitboys e os pitblogs

imagem RSSimagem e-mail