Veja a ‘frota’ iraniana que ameaçou a Marinha americana


O Azenha publicou em seu site uma postagem ironizando a “frota” iraniana que ameaçou uma fragata, um cruzador e um destróier americanos, no estreito de Ormuz.

De acordo com a mídia americana, três navios americanos foram "importunados" ou "molestados" ou "atormentados" por cinco lanchas do Irã, no estreito de Ormuz, que os jornalistas daqui fizeram questão de destacar que é "o gargalo" por onde passam 20% do petróleo exportado através do Golfo Pérsico.

Embora o incidente tenha acontecido no domingo de manhã, só hoje ganhou destaque no noticiário - na véspera da viagem em que o presidente George Bush pretende demonizar o Irã no Oriente Médio.

Segundo o repórter da NPR, National Public Radio, uma das poucas fontes confiáveis de notícia nos Estados Unidos, as lanchas iranianas "swarmed" em direção aos três navios americanos, ou seja, a acreditar nele era uma espécie de "enxame". Qual teria sido a ameaça? Uma mensagem de rádio dizendo que um dos navios americanos ia explodir... Um cruzador, um destróier e uma fragata armados com o que há de mais moderno no mundo ameaçados por cinco lanchas do Irã. E isso não foi na costa americana. Foi no estreito de Ormuz, em águas internacionais, mas bem próximo da costa do Irã. Parabéns ao Pentágono. Assim é que se faz propaganda.

Veja no vídeo aí acima, divulgado agora à noite pela Marinha americana, o poder de fogo da tal frota iraniana.

Sei não... Acho que uma barca Rio-Niterói desgovernada é mais perigosa...

A mistificação da mídia se revela no fecho da reportagem no site Sky News:

A US official, who spoke on condition of anonymity, said: "It is the most serious provocation of this sort that we've seen yet."

O anonimato é fundamental para dar alguma importância ao ocorrido, não? Porque duvido que alguém – a não ser o presidente Bush – teria coragem de se expor a tal ridículo.

Clique aqui e adicione o Blog do Mello a seu leitor de feeds

Clique aqui para ir ao Player de Vídeos do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail