Jornalismo da Globo desce ladeira abaixo no Ibope

Hoje, na Folha, coluna do Daniel Castro:

Em crise no Ibope, o "Fantástico" perdeu em quatro anos o equivalente a toda a audiência do SBT no horário nobre. Foram 7,6 pontos - ou uma cidade de 420 mil domicílios com TV. Em 2004, o programa da Globo tinha 35,8 pontos na Grande São Paulo. Em 2007, fechou com 28,2 de média anual, uma redução de 21%.
A participação do "Fantástico" no total de televisores ligados caiu na mesma proporção, o que indica migração do público para outros programas.
A derrocada coincide com as estréias do "Pânico na TV" (Rede TV!), que atrai jovens, e com o "Domingo Espetacular" (Record), que o imita e compete com as mesmas reportagens, principalmente as policiais, e as exibe mais cedo. A média anual do programa da Record saltou de 6,5 pontos em 2004 para 11 no ano passado.
A saída da apresentadora Glória Maria, em dezembro, foi atribuída à crise de audiência do "Fantástico", o que a Globo nega. Sua substituição por Patrícia Poeta, no entanto, foi uma opção pelo rejuvenescimento do programa. A situação é tão aflitiva para os padrões da Globo que a emissora comemorou o fato de o dominical ter marcado 27 pontos nos dois últimos domingos de janeiro.
Todos os telejornais da Globo tiveram queda de audiência em 2007. Em relação a 2006, o "SP TV 2ª Edição" perdeu 14% da audiência e o "Jornal da Globo", 11%. O "JN" caiu 7%.

 

Leia também:

» Exposta a doses maciças de informações manipuladas, brasileiros vivem do ódio, do ressentimento e agora de overdose de vacina contra febre amarela

» A petista, o tucano e a mídia. Matilde e André Lara Resende. A negra, o branco

» Requião diz que Rede Globo é insaciável e denuncia chantagem da mídia

imagem RSSimagem e-mail