Os baratos da sálvia, uma dica e uma receita

Especialistas alertam: a sálvia está prestes a se tornar a nova maconha. A erva usada tradicionalmente como tempero vem sendo consumida por jovens americanos como droga e revelou-se um potente alucinógeno. Já existem, inclusive, diversos projetos de lei em vários estados americanos que visam a proibir o seu uso. Em alguns lugares já há restrições ao porte previstas em lei.

As propriedades alucinógenas de uma espécie da aparentemente inofensiva da erva vêm sendo compartilhadas pelos usuários em sites na internet. Cientes de que as autoridades estão de olho no movimento, vários sites dedicados a alardear as propriedades não culinárias da sálvia estão alertando os consumidores: “Resta muito pouco tempo, façam seus estoques enquanto é possível.”

Quando li a notícia em O Globo, pensei: meu deus, e agora? Já era difícil achar sálvia fresca e de boa qualidade, agora mesmo é que não vai sobrar nenhuma... E se proibirem mesmo a sálvia, como vou fazer para comer minha receita de massa predileta?

No outro dia, outra notícia confirmou meus temores: a informação do dia anterior havia levado uma tropa de fissurados aos supermercados de Ipanema, que dizimaram os estoques de sálvia.

Ainda bem que tenho uma boa porção comigo, que conservo de um modo que divido com você.

Dica do Mello para conservar os temperos frescos

Anote aí: pegue a sálvia fresca (ou o manjericão, a manjerona, o basílico, a salsa, o coentro, a erva verde e fresca que for), lave-a bem, depois deixe secar toda a água e coloque-a naquele saco de papel onde os padeiros colocam o pão. Depois leve para o freezer. É sensacional. A erva continua verde, embora congelada, e mantém aspecto e sabor da erva fresca.

Receita do Mello: Tagliatelle com manteiga e sálvia

Vamos à receita, enquanto não proíbem a sálvia. Os ingredientes são para uma porção.

. 100 gramas de tagliatelle de trigo de grano duro cozido em água abundante e sal
. Duas colheres de sopa generoooosas de manteiga sem sal
. Uma colher de sopa beeem cheia de sálvia fresca, rasgada com a mãos em pedaços pequenos
. Duas colheres de sopa de parmesão ralado de boa qualidade

Coloque numa frigideira, em fogo baixo, a manteiga e a sálvia. Faça a frigideira circular, enquanto a manteiga derrete e a sálvia se espalha. Deixe cozinhar, sempre em fogo bem baixo.

Num dado momento, a manteiga irá espumar, a ponto de você não enxergar mais a sálvia. Está chegando a hora. Depois desse ponto, sempre no fogo, a espuma desaparece, a sálvia está crocante e a manteiga ganha um tom castanho claro.

É hora de derramar o preparado sobre o tagliatelle já cozido e coberto com o parmesão ralado. O calor da manteiga fará o parmesão se crispar.

Misture tudo com dois garfos e depois coma a mais simples e deliciosa receita de massa que conheço.

Se quiser fumar a sálvia, é contigo. Mas a sálvia que dá barato é a salvia divinorum, e não essa que é encontrada nas feiras livres e supermercados - embora especialistas digam que é possível que essas também provoquem algum barato.

Leia também:

» Na Copa da Maconha, jurado paga pra julgar

» Maconha não faz mal, o que faz mal é fumar

ATENÇÃO: Se você ler esta postagem em outro local que não este blog, sem o crédito para o Blog do Mello, é ROUBO.

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

Para votar no Blog do Mello no Ibest clique aqui

imagem RSSimagem e-mail