Manipulação de foto na IstoÉ é um retrato de corpo inteiro da mídia corporativa

Eu sabia que a “grande imprensa” é manipuladora e serrista, e já mostrei isso aqui (Ato falho de Cristiana Lobo mostra que Globo já elegeu Serra) num incrível ato falho da jornalista Cristina Lobo, da Globonews.

Mas, quando recebi há alguns dias, via e-mail, um comunicado de que a revista IstoÉ havia manipulado descaradamente uma foto, retirando o nome do governador Serra de uma pichação numa placa de trânsito, fiquei em dúvida. Pensei que não era possível que chegassem a tanto.

Li que a imagem era de propriedade do grupo Folha e resolvi esperar para confirmar, antes de postar qualquer coisa aqui no blog. Mas hoje a Folha confirmou a manipulação grotesca, irresponsável, criminosa, feita pela revista IstoÉ.

Repare a foto verdadeira, esta aqui, onde se lê: Fora Serra. MST. MAR



Agora, a foto que foi publicada, sem o “Fora Serra”.



Depois disso, julgue você, se ainda se pode falar em impessoalidade da mídia, em reportagem isenta, quando se trata de nossa mídia corporativa.

A reportagem da Folha de hoje dá a versão da IstoÉ para a manipulação:

Em e-mail enviado ontem à Folhapress, agência de notícias do Grupo Folha, o editor-executivo da agência IstoÉ, César Itiberê, confirmou a adulteração e pediu desculpas. "Houve realmente manipulação por photoshop [programa de computador] da imagem dos sem-terra, com intenção absolutamente estética." Ele afirmou, por telefone, que "não houve nenhuma ordem [superior], nenhuma orientação política, nenhum dolo. Houve um mal-entendido".

Quer dizer que ele tirou o “Fora Serra” com intenção absolutamente estética... É muita cara de pau.

Esteticamente falando, a mensagem que fica é que a IstoÉ, que já estava no fundo do poço, depois dessa JáEra...

A foto manipulada é um retrato da mídia corporativa

Mas a manipulação não ocorre só na moribunda não. Ainda outro dia, a revista Época (das Organizações Globo) confessou que manipulara desavergonhadamente uma fotografia de Hugo Chávez colocada na capa.

Na França, uma revista retirou as “gordurinhas” (pneus) de Sarkozy, que remava sem camisa num lago.

Não tenho nada contra o Photoshop, mas será que isso é jornalismo? Claro que não.

O que a foto violada denuncia é a manipulação maior que acontece diariamente na edição das notícias, onde o que é do governo Lula é visto com uma lupa, enquanto os acontecimentos que envolvem governantes demotucanos, especialmente Serra, são minimizados, abafados e agora até apagados...

Utilizando o método Kamel, podemos testar hipóteses:

Algo a ver com o inchaço da verba publicitária do governo de SP com Serra? Com a vitória mais uma vez das três agências de propaganda que há anos cuidam da propaganda dos governadores tucanos em SP e ao mesmo tempo de suas campanhas políticas, numa promiscuidade pra lá de comprometedora?

Ou a mídia é assim, porque Eles dizem defender a democracia, mas adoram um golpe?

Com a palavra, você, leitor.

Leia também:

» Por que grande mídia silencia sobre denúncias de Nassif contra Veja

» ‘Grande imprensa’ seqüestra e mata

» No Jornal Nacional, cratera do metrô de São Paulo pariu um bebê

» Se é do governo, Jornal Nacional critica


Para votar no Blog do Mello no Ibest clique aqui

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail