Fernando Henrique ganha o prêmio ‘Tucano de Pirita’

A política tem suas armadilhas. Arma uma teia, como as aranhas, e depois que o sujeito cai nela não tem como escapar. Aconteceu com o ex-presidente FHC. Para se reeleger, ele moveu mundos e fundos (inicialmente fundos e depois o mundo). Agora não tem como fugir da armadilha em que se enveredou. Por isso, age como se vivesse em uma realidade alternativa. Já não repete o “esqueçam o que falei”, mas em várias de suas entrevistas a informação principal está menos naquilo que ele diz do que naquilo que cala.

Mas dessa vez ele se superou. Em entrevista ao jornalista Ricardo Kotscho, Fernando Henrique deu uma declaração que fez jus ao “Tucano de Pirita”, um prêmio criado e outorgado pelo Blog do Mello, no instante mesmo da leitura da entrevista.

Não sei se é assim no Brasil todo, mas aqui no Rio tucano não é apenas a ave, nem o partido, mas também quem tem um nariz grande, que, desde Pinocchio, identifica os mentirosos. E a pirita é conhecida como o “ouro dos tolos”.

Logo, o prêmio “Tucano de Pirita” só pode ser concedido a uma grande mentira. Exatamente como a que Fernando Henrique teve a coragem de contar, na entrevista. Respondendo a uma pergunta do jornalista, FHC teve a cara de pau de dizer que não segurou a paridade real-dólar em 1998 por causa da reeleição.

FHC: A eleição foi em outubro de 1998, mas não foi por isso. Nós não fizemos porque tivemos medo da volta da inflação. Depois, ficou provado - engenharia de obra feita é mais fácil, né? – que a inflação não voltaria, como não voltou. A gente poderia ter feito a mudança cambial antes que não voltaria a inflação. De má fé, as pessoas, e inclusive o Delfim Netto repete sempre isso, disseram que era populismo cambial. É mentira, não foi para ganhar a eleição que adiamos a mudança.

É ou não é dele o “Tucano de Pirita”?

Leia também:

» FHC entregou o petróleo aos ban...queiros

» ‘Dossiê FHC’: o que se explica e o que falta explicar

» Retrato do governo FHC, por ele próprio

» Aloysio Biondi e a manipulação da mídia a favor de FHC

» Quebra do Banespa foi cascata de FHC, Malan, Loyola, Franco e Serra

» Itamar Franco denuncia fraude de FHC com o Real

» Receita Federal servia de adega para FHC

» Lula fala em pé-frio e FHC coloca a meia

» Fim da dívida externa, fim da era FHC

» FHC: ‘Esqueçam o que eu disse’... Depois paguem para lembrar

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail