O Globo desinforma: ‘Bolívia aprova autonomia de Santa Cruz’

Chamada na primeira página de O Globo hoje:

Bolívia aprova autonomia de Santa Cruz

O "sim" à autonomia do departamento boliviano de Santa Cruz de la Sierra ganhou ontem com 86% dos votos apurados. A abstenção foi muito alta, cerca de 40%, segundo os institutos de pesquisa. Houve 25 feridos em diversos protestos.

O apressado, ou desinformado, que lê a chamada pensa que a Bolívia foi às urnas ontem. Errado. A Bolívia não votou nada ontem.

O departamento de Santa Cruz convocou, ilegalmente, a população daquele departamento para ir às urnas votar por sua autonomia. Então, como se pode afirmar em manchete que a Bolívia aprovou algo?

Como se pode divulgar porcentagem da apuração de um referendo ilegal, que não teve fiscalização ou reconhecimento nem da OEA, nem da Comunidade Européia, nem da ONU?

Como se pode dar respaldo, afirmar que “O "sim" à autonomia do departamento boliviano de Santa Cruz de la Sierra ganhou ontem com 86% dos votos apurados”, se a votação foi convocada (mais uma vez: ilegalmente), patrocinada, votada e fiscalizada pelas mesmas pessoas?

Além do mais, como a chamada pode afirmar que o “sim” ganhou ontem com 86% dos votos apurados, se as apurações terminam apenas na sexta-feira, e a própria matéria publicada pelo jornal na página 21 informa que a porcentagem de 86% não se refere a votos apurados, mas a pesquisa de boca-de-urna, desqualificando assim a chamada da primeira página?

E mais: essa mesma pesquisa de boca-de-urna publicada pelo jornal estima o não comparecimento em 50%. Portanto, pela pesquisa, o “sim” é minoria, o “sim” perdeu, pois teve 86% dos votos de apenas 50% dos eleitores de Santa Cruz, o que dá 43%.

São tantos erros em tão poucos centímetros quadrados, que a gente fica em dúvida: Incompetência ou má-fé?

Leia também:

» O poder das Organizações Globo é um risco para a democracia no Brasil (III)

» Hipocrisia de O Globo é desmascarada pelo próprio jornal

» Rede Globo comprou TV Globo de SP com documentos falsos

» Aniversário do Rio: O Globo chora lágrimas de crocodilo pela cidade

» Baixe o vídeo proibido pela Globo para seu computador

» 'Além do Cidadão Kane': Assista na íntegra o vídeo proibido pela Rede Globo

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail