Evo Morales escapa de golpe. Ou da escuridão

Em notícia publicada nesta madrugada, a Agencia Boliviana de Informacion informa que o presidente Evo Morales já está em La Paz.

Morales emprendió retorno a La Paz cerca de las 22.30 desde el aeropuerto de la población brasileña de Guajaramerin, cuya pista es asfaltada y cuenta con iluminación para operaciones aéreas nocturnas. Fue trasladado desde Cachuela Esperanza a esa terminal aérea a bordo de un helicóptero.

El Jefe de Estado abordó la aeronave FAB 026 y utilizó esa pista por razones de seguridad, ya que en la pista de Bella Vista, población cercana a Cachuela Esperanza, no cuenta con iluminación ni es asfaltada.

Como na informação do Itamaraty, não há confirmação ou desmentido do golpe de Estado. Mas o fato é que Evo verdadeiramente pediu ajuda às autoridades brasileiras, por estar ilhado em Beni, como confirma a notícia da ABI. Porque estava escuro, é a explicação oficial. Porque o aeroporto foi bloqueado por opositores, é a informação que me foi passada. E a mais próxima da verdade, para qualquer um que venha acompanhando a tentativa da direita racista boliviana de retirar aquele que consideram “índio de mierda” do poder.

Mas o golpe segue em marcha. Mesmo com o referendo tendo apontado uma aprovação de 67% do governo Evo Morales. Curiosamente, o mesmo número da votação do presidente Lula.

O que acontece na Bolívia, se transportado para o Brasil, seria como se os eleitores de Alckmin ou Serra quisessem derrubar Lula na marra e não apenas via mídia corporativa, juízes e advogados golpistas, como habitualmente.

Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

imagem RSSimagem e-mail